FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES: AS ESCOLAS MODERNAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2023.15839

Palavras-chave:

Escolas Modernas, Pedagogia Racionalista, Politecnia da aprendizagem.

Resumo

O artigo em tela é produto da conferência pronunciada no II COHEP- PPGEP/2023 pelos autores sobre as experiências pedagógicas racionalistas ocorridas na cidade de São Paulo no início do século XX. Faz-se saber sobre as Escolas Modernas 1 e 2, dirigidas pelos educadores libertários João Penteado e Adelino de Pinho, estas instituições educativas representaram o que melhor materializou no país as reflexões dos militantes anarquistas acerca de um projeto pedagógico da classe e para a classe trabalhadora. A defesa da politecnia e da instrução integral foi a base deste projeto educacional e político interrompido de forma abrupta pela ordem liberal excludente que marcou a 1ª República no Brasil. A metodologia utilizada foi a de análise de fontes primárias e de referências bibliográficas correlatas ao tema.   Os resultados consistiram na apresentação dos documentos sobre as Escolas Modernas 1 e 2 existentes no Centro de Memória da Educação da USP.

 

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Biografia do Autor

CASTRO, Rogério Cunha, Colégio Pedro II

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED-UERJ). Professor titular do departamento de História do Colégio Pedro II (Campus Centro), Instituto Federal onde trabalha em regime de dedicação exclusiva. Também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado - PROFEPT).

CALSAVARA, Tatiana da Silva, Escola SESI - Osasco SP

Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É Bacharel e Licenciada em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência nas áreas de Educação, Gestão, Ensino de História, História da Educação no Brasil, Estágio Supervisionado, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, Formação de Professores, Metodologia Científica e Educação à distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de História, fontes para a História da Educação, Pesquisa em Educação, História Social da Infância, Gestão Democrática da Educação e Gestão de Processos Acadêmicos, Educação e Trabalho.  Integra o Grupo de Pesquisa que estuda o Acervo João Penteado na FEUSP. Atualmente é Coordenadora Pedagógica na Escola SESI - Osasco.

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Publicado

27/12/2023

Como Citar

DE BRITO, L. L., Cunha de Castro, R., & da Silva Calsavara, T. . (2023). FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES: AS ESCOLAS MODERNAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX. HOLOS, 8(39). https://doi.org/10.15628/holos.2023.15839

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