A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO SUBSÍDIO TEÓRICO PRÁTICO PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA NO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2021.13177Palavras-chave:
Educação no campo, Pedagogia histórico-crítica, Formação humana.Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir a educação do campo trazendo elementos teórico-metodológicos de base marxista que podem servir como subsídio para a elaboração de uma proposta pedagógica a partir da perspectiva contra-hegemônica de educação escolar. Este trabalho parte de um estudo teórico à luz da pedagogia histórico-crítica tendo como horizonte a proposição de uma educação transformadora para os filhos dos trabalhadores do campo. É fruto de uma pesquisa de doutorado que tinha como objetivo analisar as concepções pedagógicas que se materializam na prática dos professores das escolas multisseriadas, tendo como referência a pedagogia histórico-crítica e de uma pesquisa de pós-doutorado sobre o trabalho de professores das escolas multisseriadas rurais no interior do estado de São Paulo. Com base nesses pressupostos, surge a seguinte problematização: de que forma a pedagogia histórico-crítica pode contribuir com uma proposta pedagógica para uma educação no campo? Para organização metodológica do trabalho, optou-se por uma abordagem qualitativa, a partir da análise bibliográfica dos escritos de Karl Marx (2003, 2005 e 2016) e dos interlocutores da Pedagogia Histórico-crítica, com destaque para Saviani (2008, 2009, 2011, 2013 e 2017) e Duarte (2011, 2014, 2015, 2016 e 2017). Conclui-se que a Pedagogia Histórico-crítica, traz, em seu bojo, um método para a compreensão da realidade nas suas múltiplas determinações e nisso se inclui as relações sociais no campo e a educação escolar ofertada aos estudantes que vivem na zona rural. Como Pedagogia pressupõe uma teoria e uma prática pedagógica que visa a formação humana em suas múltiplas dimensões com o intuito de transformação social. Deste modo, o estudo desta teoria possibilitou associar às práticas coletivas do campo para a construção do conhecimento por meio de leituras, indagações, diálogos e debates a respeito da aquisição dos bens culturais e materiais para uma educação transformadora no campo.
Downloads
Referências
Caldart, R. S. (2012). Pedagogia do movimento. In Caldart, R. S., Pereira, I. B., Alentejano, P. & Frigotto, G. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Expressão Popular.
Caldart, R. S. (2015). Educação no MST e Projeto Educativo Socialista: convicções e desafios de luta e construção. II Encontro Nacional de Educadoras e Educadores da Reforma Agrária. MST.
Duarte, N. (2011). Vigotski e o “aprender a aprender”: críticas às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 5. ed. Autores Associados.
Duarte, N. (2014). A pedagogia histórico-crítica no âmbito da história da educação brasileira. In: Pinheiro, A. C. F., Cury, C. E. & Ananias, M. (Orgs.). História da educação brasileira: experiências e peculiaridades. (pp. 29-50). UFPB. http://boletimef.org/biblioteca/3087/A-pedagogia-historico-critica-na-historia-da-educacao
Duarte, N. (2015). A importância da concepção de mundo para a educação escolar: porque a pedagogia histórico-crítica não endossa o silêncio de Wittgenstein. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, 7(1), 8-25. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12808 DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12808
Duarte, N. (2016). Os conhecimentos escolares e a ressureição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Autores Associados.
Duarte, N. (2017). Educação escolar e formação humana omnilateral na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. In Lombardi, J. C. (Org.). Crise capitalista e educação brasileira. Navegando Publicações.
Lavoura, T. N., & Martins, L. M. (2017). A dialética do ensino e da aprendizagem na atividade pedagógica histórico-crítica. [Dossiê]. Interface (Botucatu). http://www.scielo.br/pdf/icse/2017nahead/1807-5762-icse-1807-576220160917. Acesso em: 13 fev. 2018.
Marx, K. (2003). Contribuição à crítica da economia política. Trad. M. H. B. Alves. Martins Fonte.
Marx, K., & Engels, F. (2005). A ideologia alemã: Feuerbach - A contraposição entre as cosmovisões materialista e idealista. Trad. F. Müller. Martin Claret.
Marx, K. (2016). O capital: a crítica da economia política: Livro 1: o processo de produção do capital. Trad. R. Enderle. Boitempo.
Nunes, K. de C. S., & Santos, M. C. dos. (2021b). Educação no Campo e a Pedagogia Histórico-Crítica: reflexões teórico-metodológicas sobre o processo educativo. Revista Educação e Políticas em Debate, 10(2), 750-768. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-59458
Nunes, K. de C. S., & Santos, M. C. dos. (2018). Escolas multisseriadas e a pedagogia histórico-crítica: início de uma reflexão. Educação: Teoria e Prática, v. 28, n. 58, 408-425. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n58.p408-425
Orso, P. J. (2016). Pedagogia histórico-crítica no campo. In Bassa, J. D., Santos Neto, J. L. & Bezerra, M. C. S. (Orgs.), Pedagogia histórico-crítica e educação no campo: história, desafios e perspectivas atuais. Pedro e João Editores e Navegando.
Santos, M. C. dos. (2021). Escolas multisseriadas rurais paulistas: organização do ensino e trabalho educativo. In Santos, M. C. & Santos Neto, J. L. (Orgs.). Formação de professores para escolas rurais no estado de São Paulo: o ensino em salas multisseriadas. (pp. 45-66). Pedro & João Editores.
Santos, M. C. dos. & Nunes, K. de C. S. (2021a). Currículo e saber objetivo na organização do ensino nas salas multisseriadas. Revista Exitus,11(1). DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1564
Santos, C. F. (2016). Formação humana e práticas educativas escolares no campo: reflexões à luz da pedagogia histórico crítica. In Bassa, J. D., Santos Neto, J. L. & Bezerra, M. C. S. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e educação no campo: história, desafios e perspectivas atuais. Pedro e João Editores e Navegando.
Saviani, D. (2007a). Escola e democracia. 39. ed. Cortez e Autores Associados.
Saviani, D. (2007b). Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 34 jan./abr. http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012
Saviani, D. (2008a). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Autores Associados.
Saviani, D. (2008b). A pedagogia no Brasil: história e teoria. Autores Associados.
Saviani, D. (2008c). Teorias pedagógicas contra-hegemônicas no Brasil. Ideação: Revista do Centro de Educação e Letras da Unioeste - Campus de Foz do Iguaçu, v. 10, n. 2.
Saviani, D. (2009). Modo de produção e a pedagogia histórico-crítica. Entrevista (Por Maria de Fátima Rodrigues Pereira e Elza Margarida de Mendonça Peixoto). Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 1, n. 1, 110-116. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v1i1.9844
Saviani, D. (2011a). Educação e transformação social na escola e nos movimentos populares. Aula 15 - Vídeo Conferência. Universidade Estadual de Campinas. https://www.fe.unicamp.br/ead/fe/2011_2Sem_FE192_A.html. Acesso em: 08 jul. 2016.
Saviani, D. (2013a). Escola e democracia: para além da “teoria da curvatura da vara. Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 5, n. 2, 227-239. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9713
Saviani, D. (2016a). A pedagogia histórico-crítica na educação do campo. In Bassa, J. D., Santos Neto, J. L. & Bezerra, M. C. S. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e educação no campo: história, desafios e perspectivas atuais. Pedro e João Editores e Navegando.
Saviani, D. (2017). A crise estrutural do capitalismo e seus impactos na educação pública brasileira. In J. C. Lombardi (Org.). Crise capitalista e educação brasileira. Navegando Publicações.
Sapelli, M. L. S. (2013). Escola do Campo - espaço de disputa e de contradição: análise da proposta pedagógica das escolas itinerantes do Paraná e do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina. [Tese de Doutorado em Educação]. Universidade Federal de Santa Catarina.