PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2021.13163Palavras-chave:
Pedagogia histórico-crítica, Dermeval Saviani, Educação & Formação, Ensino em Perspectivas, Práticas Educativas, Memórias e Oralidade.Resumo
A pesquisa trata da pedagogia histórico-crítica, idealizada por Saviani a partir da década de 1980, na intenção de incorporar os avanços e superar os limites verificados no âmbito das pedagogias antecedentes. Objetivou-se analisar a produção difundida pelas revistas Educação & Formação, Ensino em Perspectivas e Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, vinculadas ao Programa de Pós- -Graduação da Universidade Estadual do Ceará, para identificar as categorias temáticas pertinentes ao uso e às apropriações das concepções de Saviani sobre a pedagogia histórico-crítica. Realizou-se um estudo qualitativo, do tipo estado da arte, firmado na análise do conteúdo. A partir da leitura integral dos 13 produtos selecionados, emergiram quatro categorias temáticas: 1) relação escola e trabalho; 2) trabalho docente; 3) formação docente; e 4) políticas públicas educacionais. Concluiu-se que a interlocução com as concepções de Saviani fundamenta o debate de uma multiplicidade de temas no campo educacional que estimulam uma prática docente contra-hegemônica.
Downloads
Referências
Abreu, S. M. B., Sabóia, W. N., & Nobrega-Therrien, S. M. (2019). Formação docente em educação física: perspectivas de uma racionalidade pedagógica do corpo em movimento. Educação & Formação, 4(3), 191-206. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/897/1317 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.897
Araújo, L. F. F., Progetti, C. B., & Santos, R. A. (2021). O processo de ensino-aprendizagem: desafios em tempos de isolamento social. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revista Pemo, 3(3), e334992. https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4992/4496 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.4992
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. São Paulo: 70.
Blaszko, C. E., Claro, A. L. A., & Ujiie, N. T. (2021). A contribuição das metodologias ativas para a prática pedagógica dos professores universitários. Educação & Formação, 6(2), e3908. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3908/3952 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.3908
Brandenburg, C., Nascimento, K. A. S., & Fialho, L. M. F. (2021). Relatório técnico-científico do periódico Rev. Pemo, referente ao ano de 2020. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revista Pemo, 1(1), 1-14. https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4602 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.4554
Brandenburg, C., Pereira, A. S. M., & Fialho, L. M. F. (2019). Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revista Pemo, 1(2), 1-16. https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527/3761 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3527
Campomar, G. C., Zimmerman, M. A., Fulugonio, J., & Añasco, A. (2020). “Você não. nessa posição, sim ou sim, um homem”: representações em torno do gênero e intervenção docente na formação. Educação & Formação, 5(2), 17-35. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2335/2451 DOI: https://doi.org/10.25053/10.25053/redufor.v5i14mai/ago.2335pt
Canettieri, M. K., Paranahyba, J. C. B., & Santos, S. V. (2021). Habilidades socioemocionais: da BNCC às salas de aula. Educação & Formação, 6(2), e4406. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4406/4023 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4406
Cartaxo, S. R. M., & Scos, J. (2021). Prática pedagógica de professoras alfabetizadoras iniciantes: processos de produção e contribuições para a formação. Educação & Formação, 6(2), e3434. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3434/3959 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.3434
Carvalho, D. M. S., & França, D. X. (2019). Estratégias de enfrentamento do racismo na escola: uma revisão integrativa. Educação & Formação, 4(3), 148-168. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/974/1313 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.974
Cavalcanti, N. C. S. B., Nauar, A. L., & Almeida, M. V. C. (2021). Educação e empoderamento Feminino: estratégias pedagógicas de grupos de humanização do parto e nascimento em Belém do Pará. Educação & Formação, 6(2), e4159. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4159/4013 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4159
Colares, M. L. I. S., & Lima, G. S. N. (2021). A pedagogia histórico-crítica nos periódicos da região norte e nordeste: interlocuções sistematizadas. Debates em Educação, 13(32), 374-395. https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11971 DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p374-395
Costa, M. A. A., Souza, D. S., Braúna, C. J. D., Nobre, M. N. G., Holanda, R. M., & Colares, A. A. (2020). Caminhos da formação docente no Brasil: aspectos históricos, legais e pedagógicos. Ensino em Perspectivas, 1(1), 1-16. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4575
Costa, M. S. C., & Holanda, V. C. C. (2021). História de vida e método autobiográfico – uma nova perspectiva de formação – a autoformação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revista Pemo, 3(2), e324380. https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4380 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4380
Dias, L. S., & Severo, J. L. R. L. (2020). O planejamento didático na atuação de pedagogas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos em João Pessoa-PB. Educação & Formação, 5(2), 133-149. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1571/2479 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i14mai/ago.1571
Freitas, J. V., & Ferreira, F. N. (2020). Educomunicação socioambiental como estratégia pedagógica no ensino infantil. Educação & Formação, 5(2), 54-72. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1449 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i14mai/ago.1449
Garcia, F. M., Yasuda, B. C., & Bene, L. E. (2020). Observações preliminares acerca das pesquisas em educação do Amazonas. Educação & Formação, 5(2), 36-53. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1706 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i14mai/ago.1706
Godoy, E. D. (2021). Educação e desempenho sexual integral: uma abordagem filosófica feminista. Educação & Formação, 6(2), e4448. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4448 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4448
Gomes, M. A. O., & Colares, M. L. I. S. (2012). A educação em tempos de neoliberalismo: dilemas e possibilidades. Acta Scientiarum. Education, 34(2), 281-280. https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/16978/pdf DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v34i2.16978
Ferreira, N. S. A. (2002). As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, 23(79), 257-272. https://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013
Fialho, L. M. F. (2021). Ensino em perspectivas: a experiência de elaboração coletiva de um periódico científico. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revista Pemo, 3(2), e324555. https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4555/4030 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4555
Fialho, L. (2012). O Ensino Médio ministrado no Centro Educacional Patativa do Assaré. Holos, 2, 184-192. https://doi.org/10.15628/holos.2012.870 DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2012.870
Fialho, L. M. F., & Neves, V. N. S. (2021). Índice de citação: um estudo de caso sobre o periódico Ensino em Perspectivas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revista Pemo, 3(3), e335576. https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5576/4505 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5576
Florencio, L. R. S., Fialho, L. M. F., & Almeida, N. R. O (2017). Política de formação de professores: a ingerência dos organismos internacionais no Brasil a partir da década de 1990. Holos, 5, 303-312. http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/holos/article/view/5757 DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.5757
Lopes, L. S., Silva, F. J., & Ferreira, A. V. (2020). (Pedagogia da) Convivência e práticas socioeducativas em uma ONG no Complexo do Salgueiro em São Gonçalo-RJ. Educação & Formação, 5(2), 73-92. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2089/2466 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i14mai/ago.2089
Lopes, M. J. R., Lima, N. L. G., & Almeida, D. M. (2019). A EJA no sistema penitenciário: inclusão e ressocialização. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revista Pemo, 1(3), 1-12. https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3515/3139 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3515
Machado, C., Fialho, L., & Vasconcelos, L. (2013). Pelos fios das memórias do livro e da leitura: o arquivo Zila da Costa Mamede. Holos, 5, 333-346. doi: https://doi.org/10.15628/holos.2013.1721 DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2013.1721
Minayo, M. C. S. (2012). Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, 17(3), 621-626. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232012000300007&script=sci_abstract&tlng=pt DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007
Miranda, P. R., & Azevedo, M. L. N. (2020). Fies e Prouni na expansão da educação superior brasileira: políticas de democratização do acesso e/ou de promoção do setor privado-mercantil?. Educação & Formação, 5(3), e1421. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1421/3240 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.1421
Nascimento, K. A. S., Fialho, L. M. F., & Brandenburg, C. (2020). Índice h5 e i10 do Google Scholar: um estudo de caso. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revista Pemo, 3(1), e314204. https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4204/3537 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.4204
Neves, V. N. S., Machado, C. J. S., Fialho, L. M. F., & Sabino, R. N. et al. (2021). Utilização de lives como ferramenta de educação em saúde durante a pandemia pela Covid-19. Educação & Sociedade, v. 42, e240176. https://www.scielo.br/j/es/a/yVCyYWbQPrZNYdB9sYtWwHt/?format=pdf&lang=pt DOI: https://doi.org/10.1590/es.240176
Nogueira, A. W. R., Sena, E. F., & Ribeiro, L. T. F. (2021). Educação e trabalho: Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Ensino em Perspectivas, 2(2), 1-12. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5691
Nunes, M. L. S., Machado, C. J. S., & Sousa, D. S. S. (2021). “Ensinar as crianças é o sacerdócio que conduz ao bem”: educação, docência e escola no jornal O Educador (1921-1922). Educação & Formação, 6(1), e1485. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1485/3735 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.1485
Orso, P. J. (2020). O novo coronavírus, a pedagogia histórico-crítica, a sociedade de classes e o internacionalismo proletário. Revista Exitus, 10(1), e020048. http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1432. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1432
Pereira, K. R. C., Costa, F. J. F., & Diogo, A. P. S. (2020). Contraposições entre estética e ensino da arte: o caso de “A triste história de Eredegalda”. Educação & Formação, 5(3), e2996. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2996/2657 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2996
Sales, M. J. F. S., Chaves, P. J. S., & Cavalcante, M. M. D. (2021). A didática no horizonte do ensino com pesquisa. Ensino em Perspectivas, 2(1), 1-12. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5987
Saviani, D. (2011). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações (11a ed). Campinas: Autores Associados.
Saviani, D. (2012). Escola e democracia (42a ed.). Campinas: Autores Associados.
Silva, E. G., & Moura, M. L. (2021). A monitoria da disciplina de História da Educação Brasileira em tempos de pandemia da Covid-19. Ensino em Perspectivas, 2(3), 1-8. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6286
Silva, I. R. M. O. (2021). O ensino superior, formação do pedagogo brasileiro: uma análise histórica. Ensino em Perspectivas, 2(3), 1-2. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6246
Silva, J. F. L., Silva, L. G., Silva, R. S., & Parentes, M. D. S. (2020). Um olhar sobre a educação inclusiva no PNE 2014-2024: desafios e perspectivas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revista Pemo, 2(1), 1-14. https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3514/3151 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3514
Silva, K. F. M., & Corrêa, C. P. Q. (2019). Atratividade docente entre os ingressantes no curso de Pedagogia. Educação & Formação, 5(1), 59-78. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1468/1902 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1468
Silva, M. L., Maia Filho, O. N., & Rabelo, J. J. (2020). As condições de trabalho do professor universitário substituto na contemporaneidade: explorando a realidade de uma universidade pública. Educação & Formação, 5(1), 215-234. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1002/1918 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1002
Silva, R. M. O. (2021). O memorial autobiográfico como nova possibilidade didática nos processos de formação docente de professores da Educação Infantil. Ensino em Perspectivas, 2(2), 1-16. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5115
Silva, S. C., Vasconcelos, J. G., & Florencio, L. R. S. (2020). Conexões entre rua e universidade: I Curso de Formação de Professores em determinado grupo de capoeira. Educação & Formação, 5(2), 176-194. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1452/2487 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i14mai/ago.1452
Souza, L. O., & Anselmo, K. B. (2020). Saberes da docência: leitura crítica, emancipação humana e profissional. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revista Pemo, 3(1), e314290. https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4290/3600 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.4290
Sousa, F. G. A., & Fernandes, F. R. (2020). Principais discussões tecidas nas publicações mais citadas da Revista Educação & Formação (2016-2019). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades – Revista Pemo, 2(1), 1-16. https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3473/4057 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3473
Sucupira, T. G., & Delgado, F. J. G. (2020). Reflexões metodológicas sobre a historiografia do movimento estudantil. Educação & Formação, 5(2), 216-239. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2750/2495 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i14mai/ago.2750
Tavares, E. L. H., & Corsetti, B. (2019). Uma análise das concepções teóricas sobre qualidade da educação na América Latina a partir de publicações da UNESCO (1966-2008). Holos, 1, 1-18. https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4332 DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2019.4332