A ESCOLA TEM PARTIDO? A FALÁCIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.12704

Palavras-chave:

Escola sem Partido, Pseudoconcreticidade, Partidos Políticos, Políticas Educacionais

Resumo

De cunho qualitativo, o presente trabalho procura analisar o programa “Escola sem Partido” para identificar se existe algum partido nas escolas que precise ser combatido. Elencamos a metodologia da pesquisa documental com o levantamento dos dados no site do movimento “Escola Sem Partido” e do PL nº 246/2019 da Deputada Bia Kics (PSL/SP). Tomamos como fundamentação teórica o conceito de pseudoconcreticidade abordado por Kosik (1976) com o intuito de analisarmos os elementos que compõem a realidade, procurando identificar se por trás de um discurso de combate a uma suposta partidarização nas escolas, o Movimento “Escola sem Partido” acabaria por implantar um partido nas unidades de ensino.   Os dados analisados revelam que não há qualquer estrutura partidária nas escolas e que ao combater uma suposta partidarização da escola, o projeto de lei que institui o Programa “Escola sem Partido” acaba por instituir fundamentos partidários na estrutura escolar.

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Biografia do Autor

Renan dos Santos Sperandio, Prefeitura Municipal da Serra

Mestre em Educação (UFES), Graduado em Pedagogia (UFES), graduando em História (UNINTER)

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Publicado

17/12/2021

Como Citar

Sperandio, R. dos S. (2021). A ESCOLA TEM PARTIDO? A FALÁCIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”. HOLOS, 4. https://doi.org/10.15628/holos.2021.12704

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