Feminilidades e masculinidades na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2022.12695Palavras-chave:
Gênero, Educação Infantil, Masculinidades, Feminilidades.Resumo
Este estudo discorre sobre gênero na Educação Infantil. Tem como objetivo geral observar como as questões de gênero permeiam o cotidiano escolar da Educação Infantil de uma escola particular na cidade de Belém, estado do Pará. Para isso, buscou compreender o que é dito na literatura sobre gênero na Educação Infantil, assim como observar as relações dos sujeitos desse espaço dentro da perspectiva de gênero. Adotaram-se procedimentos da abordagem qualitativa e trabalho de campo, realizado durante três meses em duas turmas. Foram participantes duas professoras, um professor, uma estagiária e treze crianças. Foi registrada a relação entre professor/as, alunos/as e seus pares, a organização do espaço escolar, as brincadeiras, a linguagem e as formas de elogios. Os resultados apontam que na escola em questão, apesar de esforços contrários, ainda prevalece um fortalecimento de dicotomias de gênero e contribui para a imersão das crianças no jogo da identidade e diferença.
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