Feminilidades e masculinidades na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2022.12695

Palavras-chave:

Gênero, Educação Infantil, Masculinidades, Feminilidades.

Resumo

Este estudo discorre sobre gênero na Educação Infantil. Tem como objetivo geral observar como as questões de gênero permeiam o cotidiano escolar da Educação Infantil de uma escola particular na cidade de Belém, estado do Pará. Para isso, buscou compreender o que é dito na literatura sobre gênero na Educação Infantil, assim como observar as relações dos sujeitos desse espaço dentro da perspectiva de gênero. Adotaram-se procedimentos da abordagem qualitativa e trabalho de campo, realizado durante três meses em duas turmas. Foram participantes duas professoras, um professor, uma estagiária e treze crianças. Foi registrada a relação entre professor/as, alunos/as e seus pares, a organização do espaço escolar, as brincadeiras, a linguagem e as formas de elogios. Os resultados apontam que na escola em questão, apesar de esforços contrários, ainda prevalece um fortalecimento de dicotomias de gênero e contribui para a imersão das crianças no jogo da identidade e diferença.

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Biografia do Autor

Letícia Neves de Oliveira, IFRJ

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/IFPA

Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro/IFRJ

Kirla Korina Anderson Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Graduada em Ciências Sociais, mestre em Sociologia e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará/UFPA. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/IFPA.

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Publicado

17/12/2021

Como Citar

Oliveira, L. N. de, & Ferreira, K. K. A. (2021). Feminilidades e masculinidades na Educação Infantil. HOLOS, 8. https://doi.org/10.15628/holos.2022.12695

Edição

Seção

ARTIGOS

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