OPINIÃO DE DIRETORES QUANTO A INFLUÊNCIA DA COVID-19 NO ASPECTO SÓCIO-EMOCIONAL-AFETIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.12086

Palavras-chave:

Diretores, COVI-19, Comunidade escolar, Aspecto sócio-emocional-afetivo.

Resumo

O estudo teve como objetivo explicitar a opinião de diretores escolares quanto à influência da COVID-19 no aspecto sócio-emocional-afetivo de alunos, professores, coordenadores e comunidade escolar a fim de contribuir com políticas públicas no âmbito da saúde e educação, em redes públicas de ensino. Tratou-se de um estudo descritivo exploratório transversal realizado em uma rede de ensino pública municipal e estadual, em uma capital brasileira, no período de 02/06/2020 a 02/07/2020. Participaram da pesquisa 172 diretores, que responderam um formulário eletrônico via Google Form, enviado por e-mail. Os dados foram tratados por meio de estatística descritiva simples pelo programa IBM SPSS Statistics 20.0 para Windows 10. Na percepção dos diretores da rede de ensino municipal e estadual, a COVID-19 “influenciou muito” nos aspectos sócio-emocional-afetivo de alunos, professores, coordenadores e comunidade escolar. É necessário, pois, trabalhar em rede com aportes vinculados às novas tecnologias e à saúde emocional na Educação. 

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Biografia do Autor

Cristine Brandenburg, Instituto Dom José de Educação e Cultura/Universidade do Vale do Acaraú - IDJ/UVA

Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista CNPq (2019). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista CNPq (2015). Especialista em Saúde Pública pala Universidade Estadual do Ceará (2017). Graduada em Pedagogia pela Estácio – CE (2021). Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2008). Vice-Líder do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades (PEMO). Editora da Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades – Rev.Pemo. Membro da equipe editorial da revista Ensino em Perspectivas (EnPe).

Jocyana Cavalcante da Silva Maciel, Instituto Dom José de Educação e Cultura/Universidade do Vale do Acaraú - IDJ/UVA

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista CAPES (2014-2018). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista CNPq (2007-2009). Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação pela Universidade Federal do Ceará (2020). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista CNPq (2005-2007). Professora do IDJ/UVA (2010-atual). Professora da rede municipal de Itaitinga-CE. 

Miriam Viviane Baron, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS - Conceito CAPES 6 e bolsista CAPES (2017/2021). Possui graduação em Fisioterapia (2009), Mestra em Promoção da Saúde (2015). Pós-Graduada em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família (2013) e em Fisioterapia em UTI (2015). Tem 18 anos de experiência na assistência hospitalar. Atuou em pesquisas com ênfase em prevenção e tratamento de lesão por pressão, incontinência urinária, cães terapeutas e ações para o envelhecimento com qualidade de vida. Publicou o primeiro livro brasileiro sobre úlceras por pressão (2012). Desenvolveu protótipo denominado "bota para prevenção da úlcera por pressão" que resultou em depósito de pedido de patente no INPI/BR. Atualmente realiza ensaio clínico controlado randomizado de eficácia e segurança sobre a eletroestimulação neuromuscular na prevenção da lesão por pressão em pacientes internados em UTIs do hospital São Lucas da PUCRS.

Bartira Ercília Pinheiro da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1981-1985). Mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1989-1991). Doutora em Biologia Celular e Molecular pela UFRGS (1998-2002). Pós-doutorado na University of Mississippi Medical Center - UMMC (2005-2006). Atualmente é Professora Titular da Escola de Medicina: Graduação e Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde - PUCRS (Conceito 6 CAPES) e Coordenadora de Pesquisa da Escola de Medicina da PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil.

José Rogério Santana, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre e Doutor em Educação (PPGE/UFC), professor Associado da Universidade Federal do Ceará na Faculdade de Educação (FACED/UFC) trabalhando com Tecnologias Digitais na Educação, bem como, com Práticas Culturais Digitais.

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Publicado

06/08/2021

Como Citar

Brandenburg, C., Maciel, J. C. da S., Baron, M. V., Costa, B. E. P. da, & Santana, J. R. (2021). OPINIÃO DE DIRETORES QUANTO A INFLUÊNCIA DA COVID-19 NO ASPECTO SÓCIO-EMOCIONAL-AFETIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR. HOLOS, 4, 1–15. https://doi.org/10.15628/holos.2021.12086

Edição

Seção

Dossiê COVID-19 e o mundo em tempos de pandemia

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