DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ

Autores

Palavras-chave:

Escola do Campo, Prática pedagógica, COVID-19

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar os desafios e as práticas pedagógicas adotadas pelos professores de uma Escola do Campo durante o período da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O estudo é de natureza qualitativa e de cunho exploratório, por meio da aplicação de um questionário online, utiliza como método a análise de conteúdo para verificar os manifestos de comunicação de 19 professores que trabalham na escola selecionada. Os resultados indicam que apesar de os professores receberem apoio didático e pedagógico da gestão escolar, os desafios ainda são inúmeros para a organização de uma prática pedagógica que promova a equidade no processo de ensino e aprendizagem, que vão desde as dificuldades de acesso e falta de recursos midiáticos até a desigualdade social enfrentada pelos estudantes. Consideramos que é necessário maior investimento para integração das novas tecnologias digitais nas ações curriculares da Escola do Campo, e desta forma, no período de pós- pandemia a inclusão digital poderia ser uma prioridade para diminuir o distanciamento entre a educação do campo e educação urbana.

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Biografia do Autor

Edineia Aparecida Gomes Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Fisica 

Curso de Educação Física-Campus do Pantanal/UFMS

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Publicado

11/03/2022

Como Citar

Ribeiro, E. A. G. (2022). DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ. HOLOS, 3. Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11485

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