“AO CORRER DA PENA”: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PENSAMENTO DO INTELECTUAL FRANCISCO LINS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.11347

Palabras clave:

Viagens, Escola Nova, Institut Jean-Jacques Rousseau, crônicas, História da Educação.

Resumen

Compreender o pensamento de Francisco Lins (1866-1933) quanto à educação profissional é o objetivo deste trabalho. O assunto foi tratado em crônicas do intelectual mineiro, hoje relegado ao esquecimento, mas que outrora destacou-se nas esferas em que atuou. Debruço-me nesta investigação sobre essas produções a fim de entender as ideias que desenvolveu sobre o tema da educação profissional. Trabalho com a perspectiva de Roger Chartier (1990) de que a compreensão de qualquer texto depende da maneira como chega ao leitor. Desse modo, busco entender o uso, a materialidade e o suporte em que os textos circularam. A partir da análise, percebo que, em um primeiro momento, o interesse do educador era tratar o ensino profissional-agrícola, engajado nas ideias do movimento ruralista, que pregava uma formação para o trabalho e o desenvolvimento do país, considerando-o como "essencialmente agrícola". Posteriormente, inserido no contexto de reformas educativas dos anos 1920, influenciado pelas ideias escolanovistas, pensa a educação profissional associada ao ensino prático das instituições primárias, visando à identificação de aptidões e orientação profissional. Nessa formulação, os professores teriam um papel fundamental, sendo a formação desses profissionais também tratada em seus textos.

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Biografía del autor/a

Daise Silva dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias.

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). 

 

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Publicado

31/12/2020

Cómo citar

Santos, D. S. dos. (2020). “AO CORRER DA PENA”: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PENSAMENTO DO INTELECTUAL FRANCISCO LINS. HOLOS, 8, 1–11. https://doi.org/10.15628/holos.2020.11347

Número

Sección

ARTIGOS

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