EFEITOS DOS COMUNICADOS GOVERNAMENTAIS SOBRE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19 NOS ALUNOS DE 3oS ANOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE JUIZ DE FORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.11049

Palavras-chave:

comunicados governamentais, pandemia, saúde dos formandos do Ensino Médio

Resumo

Após meses de desafios para enfrentar a pandemia pelo vírus COVID-19, os alunos formandos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Juiz de Fora vêm adoecendo com a nova rotina do ensino remoto emergencial. Frente a este cenário, de que forma os comunicados governamentais dos Ministérios de Saúde e de Educação têm impactado a constituição do corpo juvenil, enquanto fato social total, em tempos de pandemia? Pretende-se, então, por meio deste artigo, estimar: (i) como os estudantes interpretam as informações divulgadas nas redes sociais; (ii) como reagem à proposta de estudo com base nas condições de vida; e (iii) como ressignificam as angústias e os sonhos durante o distanciamento social. A partir de um levantamento exploratório em quatro grupos de formandos, com análise simples e cruzada de conteúdo de respostas de um questionário aberto aplicado por WhatsApp, 66 estudantes se manifestaram sobre os efeitos do momento nas suas vidas, dando indícios de que há um projeto governamental para expor a juventude aos ambientes de risco, fato que causará diferentes transtornos físicos e psicológicos e, consequentemente, gerará segregações em um futuro próximo.

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Biografia do Autor

Catia Pereira Duarte, Colégio de Aplicação João XXIII - Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora titular do Departamento de Educação Física do Colégio de Aplicação João XXIII - Universidade Federal de Juiz de Fora

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Publicado

14/12/2020

Como Citar

Pereira Duarte, C. (2020). EFEITOS DOS COMUNICADOS GOVERNAMENTAIS SOBRE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19 NOS ALUNOS DE 3oS ANOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE JUIZ DE FORA. HOLOS, 5, 1–15. https://doi.org/10.15628/holos.2020.11049

Edição

Seção

Dossiê COVID-19 e o mundo em tempos de pandemia