CURSO DE FORMAÇÃO DOS OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ NA PERSPECTIVA DOS POLICIAIS
Palavras-chave:
Polícia Militar. Formação de Oficiais. Segurança PúblicaResumo
Objetivou-se compreender as percepções dos policiais militares do estado do Ceará que participaram do curso de Formação de Oficiais acerca da formação profissional vivenciada, bem como acerca das possíveis lacunas emergentes para garantir a segurança pública. A pesquisa, qualitativa do tipo estudo de caso, foi realizada mediante entrevista semiestruturada junto a três policiais militares. Os dados coletados foram tratados mediante a técnica da análise de conteúdo, que facultou a formulação de quatro categorias para a discussão dos resultados: 1) Percepções dos policiais militares sobre o curso formativo; 2) Significados das reformulações da formação da polícia militar no Ceará; e 3) Impasses que persistem. Verificou-se que os policiais militares avaliavam como positiva a organização do curso formativo do qual participaram, destacando aspectos como a associação teoria e prática e o amplo panorama de disciplinas como avanços nessa área. A reformulação do curso foi considerada positiva, conquanto persistem dificuldades que comprometem o exercício profissional dessa classe, a exemplo da falta de sintonia com outros órgãos da segurança pública do estado.
Downloads
Referências
Almeida, A. B., Pimentel, R. F., & Nascimento, V. C. C. (2022). O que as pesquisas científicas discutem sobre a interface entre local de habitação e crimes contra os profissionais da segurança pública. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, 4, e46722. https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.6722
Alves, F. C., Fialho, L. M. F., & Lima, M. S. L. (2018). Formação em pesquisa para professores da educação básica. Revista Tempos e Espaços em Educação, 11, 285-300. https://seer.ufs.br/index.php/revtee/index
Bardin, L. (2006). Análise de conteúdo. 70.
Bayley, D. H. (2006). Padrões de policiamento: uma análise internacional comparativa – polícia e sociedade. USP.
Bengochea, J. L. P., Guimarães, L. B., Gomes, M. L., & Abreu, S. R. (2004). A transição de uma polícia de controle para uma polícia cidadã. São Paulo em Perspectiva, 18(1), 119-131. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392004000100015
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Senado Federal.
Brasil, G. M., & Sousa, E. B. L. (2010). Resistências às mudanças na corporação policial: a experiência do programa Ronda do Quarteirão no Ceará. Labvida/UECE.
Braz, R. A. (2008). O combate às drogas através da educação. UEMA.
Cerqueira-Santos, E., Koller, S. H., Pilz, C., Dias, D. D., & Wagner, F. (2006). Concepções de policiais sobre crianças em situação de rua: um estudo sobre preconceito. Psico-USF, 11(2), 249-256. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712006000200013
Costa, J., Araújo, N., Danjour, M., & Oliveira, P. (2013). Cultura organizacional em instituições militares de ensino. Holos, 1, 169-187. https://doi.org/10.15628/holos.2013.1047
Costa, T., Araújo, R., & Guerra, L. (2020). Política Nacional sobre o Álcool - Lei Seca: uma avaliação no contexto da polícia militar. Holos, 3, 1-19. https://doi.org/10.15628/holos.2020.8457
Engel, G. T., & Tolfo, S. D. (2009). Métodos de pesquisa. UFRGS.
Fialho, L. M. F. (2015a). A vida de jovens infratores privados de liberdade. UFC.
Fialho, L. M. F. (2015b). Biografia de um jovem traficante: brigas de gangues e homicídios em série. UFC.
Fialho, L. M. F. (2016). Assistência à criança e ao adolescente infrator no Brasil: breve contextualização histórica. UFC.
Fialho, L. M. F., Laurindo, W. S., & Xavier, A. R. (2018). Política educacional carcerária na cadeia pública de Baturité-Ceará. Contemporâneos: Revista de Artes e Humanidades, 17, 20-45. https://revistacontemporaneos.com.br/politica-educacional-carceraria-na-cadeia-publica-de-baturite-ceara/
Fialho, L. M. F., Machado, C. J. S., & Sales, J. A. M. (2014). Tráfico de drogas, brigas de gangues e homicídios em série: a biografia de um jovem em conflito com a lei. Projeto História, 51, 64-98. https://revistas.pucsp.br/revph/article/view/20411
Fialho, L. M. F., & Vasconcelos, J. G. (2019). Percepções de jovens em conflito com a lei privados de liberdade: educação e socialização. Educação Temática Digital, 21, 126-144. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651291
Florêncio, C. P. F., & Carvalho, J. L. M. (2022). Formação na Educação Profissional e Tecnológica: reflexões pertinentes. Ensino em Perspectivas, 3(1), 1-3. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8915
Foucault, M. (2009). Vigiar e punir (37a ed.). Vozes.
Freitas, M. F. Q., Peres, M. R. S., & Goedert Filho, V. (2015). Dimensões da prática cotidiana e (des)humanização do policial militar. Psicologia da Educação, (41), 51-64. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752015000200004
Genú, M. (2018). A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educação & Formação, 3(9), 55-70. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/856
Holanda, J. X. (1987). Polícia Militar no Ceará: origem, memória e projeção. Imprensa Oficial do Ceará.
Honorato, H. G. (2021). A participação feminina nos cursos de graduação da Escola Naval. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, 3(3), e335596. https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5596
Lara, A. M. (2016). Políticas de redução da desigualdade sociocultural. Educação & Formação, 1(3), 140-153. https://search.proquest.com/openview/ef74d5c3afc3d10a68c8e6e6ce2e7902/1?pq-origsite=gscholar&cbl=4402080
Lara, L., Campos, E., Stefano, S., & Andrade, S. (2017). Relações de gênero na polícia militar: narrativas de mulheres policiais. Holos, 4, 56-77. https://doi.org/10.15628/holos.2017.4078
Lima, M. S. L., Vasconcelos, C. L. V., & Granjeiro, M. F. (Org.), (2006). O ensino policial trajetórias e perspectivas. EdUECE.
Mendes, M. B. (2007). Militarização da segurança pública no Brasil: a polícia militar e os cenários de sua construção histórico social. UEPB.
Minayo, M. C. S. (2001). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Vozes.
Miranda, J. C. B. (2013). Policiamento comunitário e desmilitarização: existe alguma correlação?. Revista do Laboratório de Estudos da Violência da Unesp, 12, 1-23. https://www2.marilia.unesp.br/index.php/levs/article/view/3475
Monet, J. (2002). Polícias e sociedades na Europa. Edusp.
Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas em seres humanos. https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf
Ribeiro, R. R. R. P. C. (2022). Formação e desenvolvimento profissional: constituição de saberes docentes no ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, 4, e49165. https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49165
Sá, L. D. (2002). Os filhos do Estado: auto-imagem e disciplina na formação dos oficiais da Polícia Militar do Ceará. Relume Dumará.
Saviani, D. (2011). História das ideias pedagógicas no Brasil. Autores Associados.
Saviani, D. (2008). O legado educacional do regime militar. Cadernos Cedes, 28(76), 291-312.
Silva, E., Laudares, S., Libório, M., & Ekel, M. (2018). Criminality spatial dynamic in Manaus City, AM. Holos, 1, 259-270. https://doi.org/10.15628/holos.2018.5698
Souza, B. C. (1986). A Polícia Militar na Constituição. Universitária de Direito.
Souza, L. A. S., Torres, A. R. R., Barbosa, G. A., Lima, T. J. S., & Souza, L. E. C. (2015). Bem-Estar subjetivo e burnout em cadetes militares: o papel mediador da autoeficácia. Psicologia: Reflexão e Crítica, 28(4), 744-752. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-79722015000400013&script=sci_abstract&tlng=pt
Souza, R. (2008). Ensino Policial Militar. [Tese de Doutorado]. Universidade Católica de São Paulo.
Therrien, J., Azevedo, M. R., & Lacerda, C. (2017). A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes. Educação & Formação, 2, 186-199. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/166
Toledo, C. N. (2004). O golpe contra as reformas e a democracia. Revista Brasileira de História, 24(47), 13-28. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-01882004000100002&script=sci_abstract&tlng=pt
Xavier, A. R., Tavares, R. R., & Fialho, L. M. F. (2015). Administração pública: desafios contemporâneos. EdUECE.
Yin, R. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos. Bookman.
Waiselfisz, J. J. (2016). Mapa da violência 2016: homicídios por armas de fogo no Brasil.
Flacso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 HOLOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.