RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: UMA ANÁLISE DO PROJETO “CAMPUS VERDE – GESTÃO AMBIENTAL DO IFRN”

Autores

  • Raíssa Gabriela Lopes IFRN/graduada em Gestão Pública
  • Laysce Rocha de Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.2596

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável. Responsabilidade Socioambiental. A3P.

Resumo

O artigo analisa a importância da adoção de práticas de responsabilidade socioambiental em organizações públicas, tendo em vista o alcance do desenvolvimento sustentável. Em particular, o artigo foca no Projeto "Campus Verde – Gestão Ambiental do IFRN”, apontando benefícios e perspectivas na sua adoção, bem como dificuldades e limitações. O projeto é uma iniciativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) que busca adotar ações no âmbito da responsabilidade socioambiental em busca do desenvolvimento sustentável. Metodologicamente, tem uma abordagem qualitativa de cunho exploratório e descritivo e para coleta de dados realizou entrevistas com os coordenadores do projeto do campus Natal Central.  Observou-se que o projeto possibilitou mudanças na instituição que perpassam os eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais, gestão adequada dos resíduos sólidos, licitação sustentável, saúde e qualidade de vida e formação continuada em educação ambiental. É um projeto com perspectivas promissoras, no entanto ainda precisa se estruturar de modo a contemplar a unificação das ações e a sistematização dos processos, passando por sua institucionalização. Destarte, pode-se considerar que a atitude adotada pelo o IFRN se mostra positiva, pois traz uma nova forma de pensar e atuar das organizações públicas voltada para a responsabilidade socioambiental e o respeito ao tripé da sustentabilidade: social, ambiental e econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 26000: 2010 : Diretrizes sobre responsabilidade social. Rio de Janeiro: ABNT, 2010.

COSTA, Daniela; TEODÓSIO, Armindo. Desenvolvimento Sustentável, Consumo e Cidadania: um estudo sobre a (des)articulação da comunicação de organizações da sociedade civil, do estado e das empresas. REV. ADM. MACKENZIE. São Paulo – SP: RAM, v.12, n.3, jun. 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1678-69712011000300006&script=sci_arttext >. Acesso em: 26 de junho de 2013.

DIAS, Reinaldo. Responsabilidade Social: Fundamentos e Gestão, 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2012. v.1.

DOMINGOS, Maria de Lurdes Costa. Responsabilidade Social no Setor Público. In: Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 4, 2008, Niterói – Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: CNEG, 2008. p. 2-14.

MACHADO FILHO, Cláudio Pinheiro. Responsabilidade social e governança: o debate e as implicações: responsabilidade social, instituições, governança e reputação. São Paulo: Ed. Pioneira Thomson Learning, 2006.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública; 5ª Edição – Brasília-DF, 2009.

MOURA, Laysce Rocha de. Responsabilidade Social Corporativa: o papel social das organizações econômicas. In: AÑEZ, Miguel Eduardo Moreno; BATISTA-DOS-SANTOS, Ana Cristina; NASCIMENTO, Thiago Cavalcante; MEDEIROS, Paulo César; MACHADO, Hilka Vier. (Re)Pensando as Relações entre Organizações & Sociedade: Excertos de Reflexão do I Encontro Franco Brasileiro de Responsabilidade Social: responsabilidade social, sustentabilidade, racionalidade e ética. Anais... Natal: EGRN, 2010. p. 113-127.

SCOTTO, Gabriela; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; GUIMARÃES, Leandro Belinaso Desenvolvimento Sustentável. 2. ed. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2007.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. SÃO PAULO: Editora Atlas, 1998.

YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. Trad. Cristhian Matheus Herrera. 5ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2015-07-24

Como Citar

Lopes, R. G., & Moura, L. R. de. (2015). RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: UMA ANÁLISE DO PROJETO “CAMPUS VERDE – GESTÃO AMBIENTAL DO IFRN”. HOLOS, 3, 135–147. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2596

Edição

Seção

ARTIGOS