Emoção, neurociência e educação tecnológica

estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16462

Palavras-chave:

Emoção, Neurociência, Educação profissional e tecnológica., Conectivismo

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o que a literatura científica aponta sobre a emoção na educação profissional e tecnológica (EPT) na perspectiva da neurociência. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica do estado do conhecimento, com abordagem qualitativa, do tipo exploratória no banco de dados da SciELO e da Biblioteca Digital de teses e dissertações (BDTD), sem recorte temporal. Não foram selecionados artigos que tratem da temática na SciELO. Na BDTD, foram selecionadas 17 teses e 11 dissertações. Os resultados apontam que o tema ainda necessita ser melhor investigado e propagado nas investigações dos programas de pós-graduação Stricto sensu. Os resultados sinalizam que o conectivisimo tem uma contribuição para a EPT.

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Biografia do Autor

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutora em Ciências da Informação pela UFMG. Mestre em Tecnologia pelo CEFET-MG. Especialista em Neurociências pela Nova Faculdade. Especialista em Controle de processos pelo CEFET-MG. Graduada em Engenharia Elétrica pela PUC Minas. Graduada no Programa Especial de Formação docente pelo CEFET-MG. Professora titular do CEFET-MG, lotada no Departamento de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica. Membro da Associação Brasileira de Educação a distância (ABED), a qual integra o International Council for Open and Distance Education (ICDE). Líder do grupo de pesquisa AVACEFET-MG. 

Letícia Ribeiro Lyra, Universidade Federal da Fronteira Sul

Pós-doutoranda em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Doutora em Educação científica e tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó/SC. Membro do grupo de pesquisa do AVACEFET-MG e Grupo de Pesquisa em Educação Emocional (GRUPEE) - UFFS/Campus Erechim/RS).

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Publicado

27.08.2025

Como Citar

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; LYRA, Letícia Ribeiro. Emoção, neurociência e educação tecnológica: estado do conhecimento. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e16462, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16462. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16462. Acesso em: 4 out. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS