GESTÃO SOCIOAMBIENTAL NO CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE DA UFCG: UMA ANÁLISE À LUZ DA AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (A3P)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.9764

Palavras-chave:

Gestão Socioambiental, A3P, Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável.

Resumo

A pesquisa analisa a gestão socioambiental no Centro de Educação e Saúde da UFCG, nos moldes da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Para tanto, realiza o diagnóstico da Instituição conforme o manual da A3P específico para Universidades Públicas e, em um segundo momento, afere a percepção de 204 respondentes acerca do tema, sendo 100 alunos concluintes, 60 docentes e 44 técnico-administrativos. Os dados são analisados qualitativa e quantitativamente. Os resultados revelam que a gestão socioambiental do CES se encontra em estágio inicial, havendo ações isoladas, não institucionalizadas, passíveis de melhorias, como também lacunas em todos os eixos temáticos avaliados. Inspira mais atenção a questão da sensibilização e capacitação dos servidores e alunos, além de aspectos ligados à gestão dos resíduos gerados, sobretudo os perigosos. Em contrapartida, as avaliações com maior grau de concordância por parte dos respondentes concentram-se no quinto eixo (construções públicas sustentáveis). O campus também apresenta bom desempenho em setores ligados à interação social da comunidade acadêmica, à disponibilização e ao uso de áreas verdes e à aquisição de produtos provenientes da agricultura familiar, entre outros. Em síntese, a pesquisa prepara a Instituição para o passo seguinte estabelecido pelo Manual da A3P, qual seja: elaborar o Plano de Gestão Socioambiental do CES.


 

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Biografia do Autor

Raiff Ascendino Medeiros Chaves, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Campina Grande no Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede - PROFIAP/UFCG.

Maria de Fátima Nóbrega Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. Professora da Universidade Federal de Campina Grande. Professora do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede - PROFIAP/UFCG.

Jônica Marques Coura Aragão, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Del Museo Social Argentino. Professora da Universidade Federal de Campina Grande. Professora do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede - PROFIAP/UFCG.

José Ribamar Marques de Carvalho

Doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. Professor da Universidade Federal de Campina Grande. Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede - PROFIAP/UFCG.

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Publicado

16/12/2020

Como Citar

Chaves, R. A. M., Barbosa, M. de F. N., Aragão, J. M. C., & de Carvalho, J. R. M. (2020). GESTÃO SOCIOAMBIENTAL NO CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE DA UFCG: UMA ANÁLISE À LUZ DA AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (A3P). HOLOS, 6, 1–17. https://doi.org/10.15628/holos.2020.9764

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