PIBID UM CONTRIBUTO PARA O (DES) ENCANTAMENTO DO LICENCIANDO EM GEOGRAFIA DO IFRN – UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Levi Rodrigues Miranda IFRN
  • Isabel C. Viana Profa - Instituto de Educação - Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.1695

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo divulgar uma pesquisa, no âmbito do doutoramento, que destaca, essencialmente, analisar a contribuição que tem o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na decisão pessoal do licenciando em geografia do IFRN, sobre seu encantamento para ser professor. Pretende-se realizar uma pesquisa de cariz qualitativo, compreensiva, explorando ideias de vários autores que estudam esta problemática de investigação, analisando documentos que informam a política de formação de professores no Brasil e inquirindo intervenientes diretos neste processo. Através da iniciação à prática docente, o aluno-professor, terá condições para fazer uma reflexão sobre a sua futura atuação profissional. O PIBID, programa do Ministério da Educação, tem como finalidade antecipar o vínculo entre os licenciandos, a sala de aula e os ambientes escolares na rede pública de educação formal, articulando o ensino superior, a escola e os sispemas de educação. Perspectiva-se que este programa possa vir a acrescentar algumas estratégias de aprendizagem inovadoras nas aulas de geografia, articuladas com as táticas educacionais, formas de fazer, já praticadas pelos professores desta ciência geográfica. Atualmente, na área do subprojeto da licenciatura em Geografia, o PIBID tem a sua atuação em oito escolas da rede estadual de educação básica, com a participação de 42 bolsistas. Desta forma, é-lhe proporcionada a oportunidade de uma tomada de decisão pessoal consciente e refletida sobre o ato de ensinar, assumindo e se encantando, realmente, com sua futura profissão e desenvolvimento profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Levi Rodrigues Miranda, IFRN

Professor do Curso Superior de licenciatura em Geografia do IFRN -Campus Central

Isabel C. Viana, Profa - Instituto de Educação - Universidade do Minho

Profa - Instituto de Educação - Universidade do Minho

Referências

BENADUCE, G.M.C. O ensino de Geografia nas escolas de ensino médio. obtido em http:// egal2009.easyplanners.info ( artigo 3119). acessado em 18 de junho de 2012.

BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ¬– PIBID e da outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 jun. 2010. Disponível em http://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/DecretoPIBID_240610.pdf. Acesso em: 23 mar. 2012.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir.8 ed, São Paulo.Cortez; Brasília,DF: MEC: UNESCO. 2003.

FREIRE, P. .Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31ª Ed. São Paulo: Paz e Terra. 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.

JANUÁRIO, GILBERTO .( 2008) O estágio supervisionado e suas contribuições para a prática pedagógica do professor. Disponível em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Artigo_Gilberto_06.pdf. Acesso em 21 de fev 2013.

KELCHTERMANS, G.. O compromisso profissional para além do contrato: autocompreensão, vulnerabilidade e reflexão dos professores. In FLORES, M. A. & VEIGA SIMÃO, A. M. (orgs.). Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores. Mangual: Edições Pedago, 2009, pp. 61-98.

MIRANDA ET AL. . PIBID Geografia na escola estadual Antônio Pinto de Medeiros: contribuições para uma formação cidadã, ifrn.2012. Disponível em http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/889. Acesso em 21 fev. 2013.

PIMENTA, S.G . Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selam Garrido et al (orgs). Saberes pedagógicos e atividades docente. São Paulo: Cortez, 4 ed. 2005

SOUZA,R.F.V & DIAS,F.E. Proposta de melhoria da formação de professores da educação básica através da iniciação a docência em um clube de ciências e cultura.2011 Obtido em http://www.cefetsp.br/edu/sertaozinho/revista/ ARTIGOS/volume1 numero7artigo7.pdf. Acessado em 12 de junho de 2012

TRAVERSINI, C. S. & BUAES, C. S. . Como discursos dominantes nos espaços da educação atravessam práticas docentes? Revista Portuguesa de Educação. Braga. V. 22,N.2. 2009

VIANA, I. C. Desafios do século XXI às políticas curriculares e a formação de professores em Portugal. In OLIVEIRA, M. R. N. S. & PACHECO, J. A. (orgs.). Currículo, Didática e Formação de Professores. Campinas: Papirus, 2013,pp. 97-130.

Downloads

Publicado

28/10/2013

Como Citar

Miranda, L. R., & Viana, I. C. (2013). PIBID UM CONTRIBUTO PARA O (DES) ENCANTAMENTO DO LICENCIANDO EM GEOGRAFIA DO IFRN – UM ESTUDO DE CASO. HOLOS, 5, 200–209. https://doi.org/10.15628/holos.2013.1695

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)