ApicEduc: Um Jogo Educacional no Auxílio do Ensino de Apicultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2022.8780

Palavras-chave:

Apicultura, Curso Técnico em Agropecuária, Educação.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar um jogo computacional na área de apicultura para auxiliar educadores e estudantes do curso Técnico em Agropecuária que estejam acompanhando e/ou concluíram a disciplina de Apicultura. Para a coleta dos dados indispensáveis à construção do jogo e avaliação da sua eficácia foram utilizadas entrevistas e questionários aberto com o professor de Apicultura da instituição de ensino, a etapa de desenvolvimento resultou em um jogo computacional de aprendizagem funcional dividido em dez aulas e um simulado com apanhado geral dos conteúdos teóricos necessários para o estudo de apicultura. Na etapa de avaliação, o jogo foi utilizado pelos discentes de 1 turma do curso Técnico em Agropecuária os mesmos realizaram a avaliação através de questionário utilizando a escala Likert. Acredita-se que a utilização do ApicEduc para a disciplina de apicultura seja um meio possível para estimular os educadores a buscarem e adicionarem novos métodos de ensino aos já existentes, proporcionado aos alunos melhor aproveitamento dos conteúdos teóricos que podem torna-se mais atrativos, personalizando sua aprendizagem à medida que podem acessar o jogo em local e tempo a critério de suas disponibilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilamis Kleiton Nunes da Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Formação e Titulações: Licenciado em Computação (UESPI) e Mestre em Ciência da Computação – UFERSA.

Maria Arlenilde Dos Santos, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Bacharel em administração – UFPI.

Rafael Castro de Souza, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Bacharel e Mestre em Ciência da Computação. Especialista em Práticas Assertivas da EPT à EJA.

Francisco Eduardo Pires de Morais, Instituto Federal do Piauí - IFPI

Licenciado em Computação (UESPI) e Mestre em Engenharia de Software (Cesar School).

Referências

ADOBE FLASH PLAYER (2019). Product Information. Recuperado de http://get.adobe.com/br/flashplayer/about/

BESSA, J. A. (2005). Pedagogia de Projetos no Ensino de Apicultura (Dissertação

de Mestrado). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do

Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, Brasil.

COSTA, F. D. (2011). Mensuração e desenvolvimento de escalas: aplicações em administração. Rio de Janeiro: Ciência Moderna.

DE LIMA, M. M., DE LIMA, A. R., MONTEIRO, A. C. C., JÚNIOR, E. H. C., & GOMES, L. D. Q. L. (2016). Analisando Processos de Desenvolvimento de Software Educativo a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista de Informática Aplicada, 11(1).

GARCÍA ARETIO, L. (2012). Sociedad del conocimiento y educación. Madrid: Editorial Aranzadi.

JUCÁ, S. C. S. (2006). Avaliação dos softwares educativos na educação profissional. Revista Educação e Tecnologia, 2.

JUNIOR, R. D. C. T., Traspadini, A. T., Sant'ana, V. A., Nascimento, D. B., Nunes, V. B., & Nobre, I. A. M (2015). Finance Game: Um Jogo de Apoio à Educação Financeira. RENOTE, 13(1).

LIKERT, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology.

PETRI, G., & CHIAVEGATTI, N. C. (2015). Um role playing game para o ensino de elicitação e análise de requisitos. RENOTE, 13(1).

RIBEIRO, P. B., & SANTOS, E. F. (2016). LudoSQL: Jogo de Apoio ao Aprendizado de Comandos Básicos do SQL. Caderno de Estudos Tecnológicos, 4(1).

ROCHA, M. D. G. B., & NICOLETTI, M. C. (2005). Currículo de referência da sbc para cursos de graduação em bacharelado em ciência da computação e engenharia de computação. SBC, Tech. Rep.

SAVI, R. (2011). Avaliação de jogos voltados para a disseminação do conhecimento (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

SERVELIN, Augusto Vitório (2008). Um aplicativo computacional na disciplina de Apicultura. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ.

VERGARA, S. C. (2009). Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2009. Métodos de pesquisa em administração, 3, 44.

Downloads

Publicado

28/12/2022

Como Citar

Silva, W. K. N. da ., Santos, M. A. D., Souza, R. C. de, & Morais, F. E. P. de. (2022). ApicEduc: Um Jogo Educacional no Auxílio do Ensino de Apicultura. HOLOS, 5. https://doi.org/10.15628/holos.2022.8780

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.