AMBIENTE INSTITUCIONAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA CAFEICULTURA AFRICANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.6860

Palavras-chave:

Instituições, Democracia, Café, Sustentabilidade, Desenvolvimento

Resumo

A cafeicultura é uma atividade econômica importante para os agricultores de muitos países da América, África, Ásia e Oceania. Entretanto, a cafeicultura africana perdeu participação no mercado mundial nas últimas décadas. Este trabalho analisou o declínio da cafeicultura africana sob a perspectiva da Nova Economia Institucional (NEI). O trabalho foi feito em duas etapas. Na primeira, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a história política de quatro países que eram os mais importantes produtores de café da África na década de 1960, a saber: Angola, Etiópia, Costa do Marfim e Uganda. Na segunda etapa, foi realizada uma pesquisa documental sobre ações de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) de companhias multinacionais de café nos países africanos em anos recentes. Os dados obtidos foram interpretados a partir dos pressupostos da NEI. Os resultados indicam que houve grande instabilidade política nos quatros países analisados, algo que impede o desenvolvimento de instituições capazes de fomentar o desenvolvimento econômico. Nesse contexto, os resultados mostram que a ação das empresas multinacionais preenche um vazio deixado pelo Estado.

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Publicado

11/06/2018

Como Citar

Silva, E. C., Azevedo, A. da S., & Castro Junior, L. G. (2018). AMBIENTE INSTITUCIONAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA CAFEICULTURA AFRICANA. HOLOS, 2, 170–189. https://doi.org/10.15628/holos.2018.6860

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