MODELAGEM E SIMULAÇÃO PARA MELHORIA DE DESEMPENHO DO CIRCUITO DE MOAGEM DA VANÁDIO DE MARACÁS
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2017.6588Palavras-chave:
classificação, by-pass, concentração magnética,Resumo
O controle da granulometria do produto final do circuito de moagem da Vanádio de maracás é fundamental para uma boa operação da usina, em vista de que a geração de um produto grosso e, consequentemente, a não liberação das partículas de magnética e sílica acarretam em perdas metalúrgicas de vanádio na etapa de concentração magnética e altas concentrações de sílica geram grandes problemas operacionais na etapa de calcinação. Por outro lado a geração de um produto muito fino promove dificuldades na etapa de filtragem. O presente estudo teve como objetivo estabelecer medidas de processo para as etapas de moagem, classificação e concentração magnética que promovessem melhoria de desempenho do circuito industrial, de forma a aumentar a produção e a recuperação metalúrgica de vanádio. Para tanto foi estabelecido um diagnóstico atualizado e detalhado do desempenho do circuito industrial, com base em uma campanha de amostragem global do circuito industrial. Com base nos dados obtidos na campanha de amostragem foram realizadas calibrações de modelos matemáticos para cada um dos equipamentos amostrados, bem como a integração dos mesmos representando assim a operação típica da do circuito, tal plataforma foi denominada de Caso Base. A partir do Caso Base uma série de cenários foram simulados, com alternativas de processo para melhorar o desempenho de processo da etapa de classificação. Como resultado, tal circunstância promoveu aumento da produção da etapa de moagem, além de aumento da recuperação metalúrgica de vanádio e da qualidade do concentrado final.Downloads
Referências
LYNCH, A. J.; RAO, T. C. (1975). Modelling and Scale-Up of Hydrocyclone Classifiers. Proceedings XI Int Min Proc Congress, Cagliari.
NAGESWARARAO, K. (1978).Further developments in the modeling an scale up of industrial hydrociclones. PhD Thesis, University of Queensland (JKMRC).
NAGESWARARAO, K. (1995). A generalized model for hydrocyclone classifiers. AusIMM Proceedings, Parkville, December 1995. v. 2, n. 300, 21 p.
WHITEN, W. J. (1976). Ball mill simulation using small calculators. Proceedings AusIMM. p. 47-53.