AVALIAÇÃO DA GRANULOMETRIA DE ALIMENTAÇÃO E DOS PRODUTOS DA ETAPA ROUGHER DE FLOTAÇÃO DA USINA DO SOSSEGO
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2015.3655Palavras-chave:
Flotação, Remoagem, Cobre, ClassificaçãoResumo
A usina do Sossego processa um minério sulfetado de cobre e ouro. A etapa de flotação compreende estágios rougher, cleaner e scavenger do cleaner, sendo que os concentrados das etapas rougher e scavenger do cleaner passam por um estágio de remoagem antes de seguir para a etapa cleaner. Ao longo dos primeiros anos de operação da usina, observou-se que a granulometria de alimentação da remoagem estava consistentemente mais fina que o esperado, mesmo considerando-se que a granulometria de alimentação da flotação (etapa rougher) estava dentro dos parâmetros esperados e significativamente mais grossa que o concentrado rougher. Este trabalho apresenta os resultados das amostragens de campo para identificar a origem de tal diferença e quantificar a mesma, assim como ilustra os impactos de tal diferença na etapa de remoagem do concentrado.Downloads
Referências
BERGERMAN, M.G. Modelagem e simulação do circuito de moagem do Sossego. 2009. 207 p. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
BERGERMAN, M.G. Dimensionamento e simulação de moinhos verticais. 2013. 282 p. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
GY, P. Sampling of heterogeneous and dynamic material systems: theories of heterogeneity, sampling and homogenizing. Amsterdam: Elsevier, 1992. 653 p.
ROSA, M.A.N., BERGERMAN, M.G., MIRANDA, A., OLIVEIRA, J.L., SOUZA, M., BATISTA FILHO, J., CARDOSO, W. Controle operacional da usina do Sossego. In: Meeting of the southern hemisphere on mineral technology e Encontro nacional de tratamento de minérios e metalurgia extrativa. Proceedings do VII Meeting of the southern hemisphere on mineral technology e XXII Encontro nacional de tratamento de minérios e metalurgia extrativa. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 2007. v. III. p. 505-512.
VALE. Relatório de viabilidade do Projeto Sossego. Carajás: Minerconsult, Bechtel, ECM e Concremat, 2001. 451 p. (Relatório interno).