INFLUÊNCIA DO TAMANHO DA PARTÍCULA NA FLOTAÇÃO COM AMINA

Autores

  • João Lucas O. Barbosa Engenharia de Minas - Universidade Federal de Pernambuco
  • Carlos Adolpho Magalhães Baltar Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2012.1120

Resumo

A flotação de finos é um problema conhecido, especialmente, quando se usa um coletor que se adsorve por atração eletrostática. Nesse trabalho estudou-se a influência da granulometria na flotação catiônica do quartzo. Usou-se uma dodecilamina (DDA) e o metilisobutilcarbinol (MIBC) como coletor e espumante, respectivamente. Os testes foram realizados em célula mecânica convencional e os resultados foram avaliados em termos da percentagem em peso obtida no flotado. Os resultados evidenciaram a maior dificuldade de flotação das partículas finas. A amostra com tamanho médio de 42 µm, flotou praticamente toda com apenas dois minutos de flotação, enquanto a amostra mais fina (d50=17 µm) teve uma recuperação de apenas 25% no mesmo período. A dificuldade é atribuída a uma menor densidade de adsorção do coletor nas partículas mais finas devido à maior área superficial. No entanto, a recuperação aumentou para aproximadamente 77% com o prolongamento do tempo de flotação e chegou a 95% com o aumento da concentração do coletor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Adolpho Magalhães Baltar, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Engenharia de Minas, atuando em Flotação, Separação Sólido-Líquido, modificação superficial de MInerais Industriais, etc.

Downloads

Publicado

23/10/2012

Como Citar

Barbosa, J. L. O., & Baltar, C. A. M. (2012). INFLUÊNCIA DO TAMANHO DA PARTÍCULA NA FLOTAÇÃO COM AMINA. HOLOS, 5, 93–100. https://doi.org/10.15628/holos.2012.1120

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)