INFLUÊNCIA DAS ESPÉCIES IÔNICAS DISSOLVIDAS NA FLOTAÇÃO DE CROMITA COM OLEATO

Autores

  • Carlos Adolpho Magalhães Baltar Universidade Federal de Pernambuco
  • T. A. Magalhães Filho
  • A. R. S. Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2012.1123

Resumo

O minério de cromo da Bahia é constituído por cromita (Cr2O3) e minerais de ganga como: magnetita, serpentinitos e piroxênios. A flotação seletiva é bastante complicada devido às características superficiais similares dos componentes mineralógicos. Além disso, essas espécies lançam, na polpa, uma considerável quantidade de íons que interferem fortemente no resultado da flotação. Nesse trabalho verificou-se a influência das espécies iônicas dissolvidas, na ação do coletor, e a possibilidade de se conseguir seletividade em flotação com oleato de sódio. Os resultados sugerem a formação de compostos/precipitados, na forma de carboxilatos que apresentam ação fortemente depressora para concentrações de coletor de até 10-4M. A recuperação da cromita pode diminuir até 42% em relação à obtida em água destilada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Adolpho Magalhães Baltar, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Engenharia de Minas, atuando em Flotação, Separação Sólido-Líquido, modificação superficial de MInerais Industriais, etc.

Downloads

Publicado

28/10/2012

Como Citar

Baltar, C. A. M., Magalhães Filho, T. A., & Medeiros, A. R. S. (2012). INFLUÊNCIA DAS ESPÉCIES IÔNICAS DISSOLVIDAS NA FLOTAÇÃO DE CROMITA COM OLEATO. HOLOS, 5, 101–107. https://doi.org/10.15628/holos.2012.1123

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)