USO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA INDUSTRIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.6300

Palavras-chave:

Metodologia ativa, quiz, avaliação, educação

Resumo

A gamificação é uma estratégia de usar elementos dos jogos fora do ambiente dos jogos e pode ser aplicada para auxiliar o professor na tarefa não mais de fornecer informações mas sim de ensinar a selecionar as informações úteis e de aplicar esse conhecimento para resolver problemas da profissão. Nesse contexto, foi aplicado um quiz usando a plataforma kahoot como estratégia de avaliação e ensino-aprendizagem na disciplina Microbiologia Industrial. Os alunos realizaram a atividade avaliativa e em seguida responderam a um questionário através de um formulário do GoogleDocs. Os alunos citaram a competição como estímulo para o aprendizado e perceberam que o kahoot pode ser usado como substituto da avaliação tradicional uma vez que consegue alcançar diferentes níveis de complexidade que desafiam os alunos e tornam o aprendizado mais eficiente e duradouro. A técnica, entretanto, apresenta algumas limitações. A percepção e interesse dos alunos foi positiva diante da experiência. 

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Biografia do Autor

Denise Sande, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG / Centro Universitário de Belo Horizonte -UNIBH

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2007), Mestrado em Biologia e Biotecnologia de micro-organismos pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2010) e Doutorado em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Atualmente está em residência pós-doutoral no Departamento de Química do Intituto de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal de Minas Gerais. É professora assistente III do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) e da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), em Belo Horizonte. É professora substituta do Departamento de Alimentos da Faculdade de Farmácia da UFMG. Tem experiência na área de Biotecnologia, com ênfase em Microbiologia; Microbiologia de alimentos; Microbiologia Industrial; Bromatologia; Controle de qualidade de alimentos.

Danilo Sande, Universidade Salvador

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2009) e mestrado em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2012). Atualmente é professor assistente da Universidade Salvador e doutorando da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: educação não formal, divulgação cientifica, ciência móvel, confinamento e relação de incerteza.

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Publicado

09/02/2018

Como Citar

Sande, D., & Sande, D. (2018). USO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA INDUSTRIAL. HOLOS, 1, 170–179. https://doi.org/10.15628/holos.2018.6300

Edição

Seção

ARTIGOS

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