REFORMULAÇÕES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Celso João Ferretti UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.4988

Palavras-chave:

Ensino Médio, PL 6.840, Educação.

Resumo

Este texto aborda a reformulação do Ensino Médio, proposta nos anos recentes por meio do PL 6840, apresentado em Comissão Especial de Educação da Câmara Federal, em 2013. O PL 6840 tem um texto hibrido que, face às críticas, extirpou formulações mais polêmicas, incorporou elementos das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio aprovadas em 2011, mas não abriu mão do que era mais caro a seus propositores: a escolarização em tempo integral e o desenvolvimento do ensino médio tendo em vista não prioritariamente a formação básica, politécnica e omnilateral, em suma, a formação efetivamente integral, mas a de caráter mais específico e imediatista, tendo em vista, num primeiro momento, o encaminhamento para os cursos superiores e, ao final, a contribuição para as demandas  que interessam à economia capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRAGHINI, Katya Mitsuko Zuquim. O ensino secundário brasileiro nos anos 1950 e a questão da qualidade do ensino. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação História, Política, Sociedade, 2005.

CUNHA, Luiz Antonio. Política educacional no Brasil: a profissionalização no ensino médio. Rio de Janeiro, Eldorado, 1977.

FERNANDES, Florestan. O desafio educacional. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.

FERRETTI, Celso. Formação profissional e reforma do ensino técnico no Brasil: anos 90. Educação & Sociedade, Campinas, n. 59, p. 225-269, 1997.

FERRETTI, Celso; SILVA JR., João dos Reis. Educação Profissional numa sociedade sem empregos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, n. 109, p. 43-65, 2000.

FERRETTI, Celso. A reforma do ensino médio: uma crítica em três níveis. Linguagem, Educação e Sociedade, Universidade Federal do Piauí, p. 41-49, 2003.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira (orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

HIRATA, H. 1994. Da polarização das qualificações ao modelo de competência. In: FERRETTI, C. J. et al. (orgs.) Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. 1a ed.. Petrópolis: Vozes, p. 128-142.

MACHADO, Celso de Souza. O ensino de Sociologia da escola secundária brasileira: levantamento preliminar. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo 13(1): 115-142, jan./jun., 1987.

MARX, Karl; ENGELS. Friedrich. Textos sobre educação e ensino. São Paulo, Moraes, 1983.

RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências. São Paulo, Cortez, 2001.

_____________________. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira (orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, Revista da EPSJV/FIOCRUZ, Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, n 1, 2003, p. 131-152.

SAVIANI, Dermeval. O legado educacional do regime militar. Campinas, Cadernos Cedes, Campinas, vol. 28, n. 76, p. 291-312, set/dez., 2008.

SOUZA, Rosa Fátima de. A renovação do currículo do ensino secundário no Brasil: as últimas batalhas pelo humanismo (1920 -1960). Currículo sem Fronteiras, v.9, n.1, pp.72-90, Jan/Jun 2009.

WEREBE, Maria José Garcia. Grandezas e misérias do ensino no Brasil. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1968.

Downloads

Publicado

13/10/2016

Como Citar

Ferretti, C. J. (2016). REFORMULAÇÕES DO ENSINO MÉDIO. HOLOS, 6, 71–91. https://doi.org/10.15628/holos.2016.4988

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.