UMA DÉCADA DO DECRETO Nº 5.154/2004 E DO PROEJA: BALANÇO E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2016.4984Palavras-chave:
Decreto nº 5.154/2004, Proeja, Contexto social e político.Resumo
Este artigo tem como propósito refletir sobre o percurso da década de vigência do Decreto nº 5.154/2004, no plano macroeconômico, político e social. Assim, discorremos sobre os seguintes aspectos: Contexto social e político das forças em disputa na sociedade e na educação da gênese do Decreto nº 5.154/2004 e do PROEJA, Decretos nº 5.478/2005 e Decreto nº 5.840/2006 e as resistências de diferentes registros contra o ensino médio integrado e ao PROEJA e a confluência que busca seu desmanche por dentro numa direção oposta à sua gênese; e, por fim, que perspectivas se apresentam para tentar renascer das cinzas.
Downloads
Referências
BACHA, Edmar. Belindia 2.o. Fabulas e ensaios sobre o país dos contrastes. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2012
CASTRO, Cláudio de Moura. O dilema do ensino técnico. São Paulo: Revista Veja. 15 de outubro de 2012.
FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro, Editora Zahar, 1973.
FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.
FERNANDES, Florestan. A sociologia no Brasil. Petrópolis, Vozes, 1980.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Efeitos cognitivos da escolaridade do SENAI e da escola acadêmica: existe uma escola para cada classe social? 1977. Dissertação. Instituto de Estudos Avançados em Educação (IESAE), Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, 1977.
FRIGOTTO, Gaudêncio (coordenador). Ofertas Formativas e características Regionais: A educação Básica de Nível Médio no Estado do Rio de Janeiro. UERJ/FAPERJ, Rio de Janeiro, 2015. Relatório de pesquisa.
FRIGOTTO, Gaudêncio e CIAVATTA, Maria. Ensino Médio Integrado em sua relação com a educação profissional: explicitando discordâncias, aproximações e sugestões. Brasília, 09.03.2003. Documento síntese. Mímeo.
FRIGOTTO, Gaudêncio e CIAVATTA, Maria. Ensino médio ciência, cultura e trabalho. (orgs) . MEC, Brasília, 2004
KONDER, Leandro. A unidade da direita. Jornal da República. São Paulo, 20/9/1979
MARX, Karl, in: LEITE, Valter de Jesus. A relação trabalho e educação na construção da forma escolar dos complexos de estudo da escola itinerante do Paraná. Rio de Janeiro, FIOCRUZ, 2015. Monografia de curso de especialização.
OLIVEIRA, Francisco. de. A crítica à razão dualista - O ornitorrinco. São Paulo, Boitempo, 2003.
OLIVEIRA, Francisco. de. A economia Brasileira: A crítica da razão dualista. Petrópolis/RJ, Vozes, 1972
OLIVEIRA, Francisco de. O avesso do avesso. São Paulo, Revista Piauí, nº 37, outubro 2009
OLIVEIRA, Francisco de. Revista reportagem, n. 41, fev.2003. Entrevista concedida a Fernando Haddad e Leda Paulani.
OLIVEIRA, Francisco de. Hegemonia às avessas . In; Oliveira, Francisco de, Braga, Ruy e Rizek, Sibele. Hegemonia às Avessas. São Paulo, Boitempo, 2010. p.21-29