HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA NO BRASIL: práticas escolares do Jardim de Infância Modelo de Natal – RN (1953 – 1965)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.4854

Palavras-chave:

História da Educação, História Social da Infância, Jardim de Infância Modelo

Resumo

O artigo trata das práticas escolares do Jardim de Infância Modelo de Natal, Rio Grande do Norte, como instituição de educativa de relevância para história social da infância no Brasil, durante os anos 1950 e 1960. Pesquisa historiográfica realizada a partir de documentos dispostos no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. O estudo objetiva evidenciar a história dos jardins de infância no âmbito da história das instituições escolares, destacando elementos que integram a cultura escolar desses estabelecimentos de ensino, que funcionaram como importante campo de aplicação pedagógica das escolas normais e institutos de educação.


 

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Biografia do Autor

José Mateus Nascimento, IFRN - Campus Natal Central

Professor da DIAC - IFRN

Integrante do PPGEP - Mestrado Acadêmico em Educação Profissional do IFRN

Integrante do NUPED - Núcleo de Pesquisa em Educação

Líder do NEGêDi - Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero e Diversidade

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Publicado

18/09/2016

Como Citar

Nascimento, J. M. (2016). HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA NO BRASIL: práticas escolares do Jardim de Infância Modelo de Natal – RN (1953 – 1965). HOLOS, 5, 93–104. https://doi.org/10.15628/holos.2016.4854

Edição

Seção

ARTIGOS

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