PLANEJAMENTO PARA A ATUAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA- PIBID- CEFD/UFSM
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2018.4834Palavras-chave:
Educação Física escolar, Planejamento, PIBIDResumo
Este trabalho tematiza o planejamento, objetivando compreender a elaboração e desenvolvimento do planejamento para ação docente com a Educação Física (EF) no contexto do PIBID EF do CEFD/UFSM. Para levantamento dos dados foi realizado entrevistas com doze bolsistas, seis supervisores e dois coordenadores. Os dados demonstraram que apesar de historicamente o planejamento pedagógico na EF escolar possuir fragilidades e, por vezes se resumir ao cumprimento de obrigações burocráticas, no contexto do subprojeto PIBID Educação Física o planejamento tem assumido relevância nas reuniões e na ação docente dos envolvidos.
Downloads
Referências
Barbosa, C. L. D. A., & de Alvarenga, L. (2010). Educação física e didática: um diálogo possível e necessário. Petrópolis, RJ: Vozes.
Brasil, Ministério da Educação.(2013). Programa institucional de bolsa de iniciação à docência UFSM. Proposta - Edital nº 61/2013. CAPES.
Bracht, V. (1999). A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes. 19(48), 69-88.
________. (2010). A educação física no ensino fundamental. Anais do I seminário nacional: currículo em movimento. Belo Horizonte, 1-14. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7170-3-6-educacao-fisica-ensino-fundamental-walter-bracht&category_slug=dezembro-2010-pdf&Itemid=30192 .
Bossle, F. (2002). Planejamento de ensino na educação física - uma contribuição ao coletivo docente. Revista Movimento,. Porto Alegre, 8(1), 31 – 39.
Canfield, M. de S.(1996). Planejamento das aulas de educação física: é necessário?. En: Canfield, M. de S., Isto é Educação Física.(pp. 21-32). Santa Maria: Jtc Editor.
Caparroz, F. E. & Bracht, V. (2007). O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 28(2), 21-37.
Dalla Nora, D.(2015). O trabalho pedagógico no PIBID - "Cultura esportiva da escola" e suas repercussões para a formação inicial em educação física. Universidade Federal de Santa Maria, 1-118. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6729.
Deslandes, S.(2007). O projeto de pesquisa como exercício cientifico e artesanato intelectual. En: Minayo, M, Pesquisa social: teoria, método e criatividade.(pp. 31-60). Petrópolis, RJ: Vozes.
Franco, M. L. P. B.(2005). Análise de Conteúdo. Brasília: Liber Livro Editora.
Gamboa, S. S. (2000). A pesquisa na construção da universidade: compromisso com a aldeia num mundo globalizado. En: Lombardi, J. C., Pesquisa em Educação: história, filosofia e temas transversais. (pp...). Campinas, SP: Autores Associados: HISTERDBR.
Ivo, A. A., & Dencuff, M. P. (2014). O ensino explícito: um meio para tornar eficaz nosso saber pedagógico–entrevista com Clermont Gauthier. Revista Teias, 15(39), 268-280. Doi: 10.12957/teias.2014.24491.
Jahn, Â. B. (2004). O planejamento das aulas de educação física dos professores que atuam em uma escola pública de Santa Maria. Universidade Federal de Santa Maria, 1-119. Disponível em:
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/6778/ANGELA%20JAHN.pdf.
KRUG, Hugo Norberto. (2002). Educação física escolar : temas polêmicos. Cadernos de Ensino, Pesquisa e Extensão, (53), 1-49.
Libâneo, J. C.(2013). Didática. São Paulo: Editora Cortez.
Luckesi, C. C.(2011). Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo : Editora Cortez.
Marin, E.C. (2006). O oficio da pesquisa: processos do fazer. En: Maldonado, A.E et al., Metodologias de Pesquisa em Comunicação: olhares, trilhas e processos. (pp.65-90).Porto Alegre: Sulina.
Minayo, M. C.(2007).Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. En: Minayo, M. C. ,Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. (pp. 61-77). Petrópolis, RJ: Vozes.
Mundt, P. R., Ivo, A. A. & Marin, E. C. (2016). Desligamento de bolsistas de iniciação a docência do PIBID: reflexões a partir do subprojeto educação física. En Sawitzki, R. L, Da Rosa, C. L. L. & Gama, M. E., iniciação à docência, reflexões e produção do conhecimento: PIBID educação física no CEFD/UFSM. (pp.227-247). Curitiba: CRV.
Marin, E. C., Sauer, D. L. & Gunther, M. C. C. (2016). O conteúdo da educação física escolar como sinônimo de atividade: reducionismo, implicações e possibilidades. En Kunz, E., Didática da Educação Física 4: Educação Física e Esportes na Escola. (pp.171-193). Ijuí: Editora Unijuí.
Silva, A. M. & González, F. J. (2016). O planejamento de professores de educação física após a implementação da Lei Federal 11.738/2008 na rede estadual de ensino. Revista Querubim, 1(30), 55-60. Disponível em: http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/images/arquivos/zzquerubim_30_v_1.pdf .
WELTER, J., WELTER, R. & SAWITZKI,R. L. (2012). A contribuição do subprojeto PIBID/EDF no processo de planejamento das aulas de educação física para os anos iniciais. Cadernos de Formação RBCE, 3(1), p. 87-96.