MARVINSKETCH E KAHOOT COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DE ISOMERIA

Autores

  • Carlos Helaidio Chaves da Costa Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Caicó
  • Francisco Ferreira Dantas Filho Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)- Campina Grande
  • Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)- Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.4733

Palavras-chave:

Ensino, Química, Isomeria, MarvinSketch, Kahoot

Resumo

O conteúdo de isomeria na Química orgânica ainda é pouco discutido em pesquisas na área de ensino, entretanto os alunos apresentam dificuldades na aprendizagem e visualização espacial dos compostos. O presente trabalho trata-se de uma proposta de ensino utilizando as ferramentas colaborativas MarvinSketch e Kahoot buscando minimizar as dificuldades de aprendizagem e motivar os estudantes no aprendizado dos conceitos de isomeria. Foi aplicada uma proposta didática para o estudo dos isômeros, complementada por uma atividade gamificada, no total de 4 h/aula onde o público alvo foi composto por 27 alunos do 2º ano do ensino médio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) campus Caicó. A coleta de dados foi realizada através de um questionário aplicado aos alunos para avaliação da proposta didática. Os resultados obtidos foram positivos em relação a motivação dos alunos para o uso das ferramentas e a contribuição no processo de ensino. Após a análise dos dados obtidos, concluímos que o estudo apontou para a potencialidade destas ferramentas para promover uma melhoria na aprendizagem mediada pela construção e visualização de estruturas e o envolvimento dos estudantes ao participarem de uma atividade gamificada. 

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Biografia do Autor

Carlos Helaidio Chaves da Costa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Caicó

Licenciado em Ciências pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/Universidade Estadual do Ceará (2006), Graduado em Tecnologia de Alimentos pelo Centro de Ensino Tecnológico (2005), Especialista em Saúde e Segurança Alimentar pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (2010) e mestrando em Ensino de Ciências / Química na Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de alimentos, principalmente com análises de qualidade de frango e leite e no ensino de Química nos cursos técnicos e Licenciatura do IFRN.

Francisco Ferreira Dantas Filho, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)- Campina Grande

Graduado em Química pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Mestre en Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB Doutor em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande- UFCG. Professor Adjunto no departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba Campus I e do Programa de Pós - graduação em Ensino de Ciências e educação Matemática - PPGECEM/UEPB, Lider do grupo de Pesquisa: Metodologias para a Educação em Química- GPMEQ/UEPB.

Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)- Campina Grande

Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita é Pedagoga, especialista em Desenvolvimento Infantil e seus Desvios, Mestra em Educação e doutora em Educação na área de concentração em Educação Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba, bolsista CAPES fez doutorado sandwich na Universidade de Lisboa. Professora Dra. Associada A da Universidade Estadual da Paraíba . Professora do Departamento de Educação da UEPB - Campus I. Faz parte do corpo permanente dos Programas de Pós-graduação Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática e Mestrado Profissioal em Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Produtora de material didático, Coordenadora do controle acadêmico e do Estágio Supervisionado do Curso de Administração EAD da PROEAD/UEPB. Com publicações em periódicos especializados, trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais, capítulos de livros e livros publicados. Possui 3 softwares educativos sobre games no ensino. Orientadora de trabalhos de iniciação científica , trabalhos de conclusão de curso, de especialização, mestrado e co-orientação de doutorado com ênfase nas áreas de tecnologia e aquisição do conhecimento, tecnologia e ensino de ciências e matemática, TIC e formação de professores, letramento digital, didática e metodologia das ciências. Além de temas como Educação a distância, Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais. Participou da produção de projetos em EAD para o edital da UAB assim como de produção de material didático e parecer para a EAD. Em suas atividades profissionais interagiu com 43 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Coordenadora do Grupo de Pesquisa TDAC- Tecnologias Digitais e Aquisição do Conhecimento (cadastrado no CNPq desde 2002) é pesquisadora da ANPEd desde 1997 é sócia da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, membro da Rede Brasileira de Jogos eletrônicos e da Comunidade Científica Portuguesa de Videojogos. Líder e pesquisadora de grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. Avaliadora do INEP de 2002 a 2007

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Publicado

18/07/2017

Como Citar

da Costa, C. H. C., Dantas Filho, F. F., & Gonçalves da Silva Cordeiro Moita, F. M. (2017). MARVINSKETCH E KAHOOT COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DE ISOMERIA. HOLOS, 1, 31–43. https://doi.org/10.15628/holos.2017.4733

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