A FORMAÇÃO DOCENTE E O PIBID-SUBPROJETO DE BIOLOGIA DO IFRN/MACAU: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2018.4701Palavras-chave:
PIBID, Formação inicial docente, Formação continuada docenteResumo
Este estudo tem como objetivo analisar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de biologia desenvolvido no curso de licenciatura plena em Biologia do IFRN-Campus Macau/RN, e as suas contribuições com a interlocução entre a formação inicial dos licenciandos e a formação continuada dos professores supervisores do programa. A pesquisa consistiu-se em uma abordagem qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados configurou-se em uma entrevista semiestruturada. Nas entrevistas, os participantes do subprojeto biologia (licenciandos e professores supervisores) foram indagados a partir de suas experiências no PIBID, cujos questionamentos foram organizados em duas categorias de análise: formação inicial e formação continuada. Ao analisar as perspectivas dos licenciandos sobre a interlocução entre formação inicial e continuada a partir do PIBID percebeu-se que estes visualizam o espaço escolar como um ambiente colaborativo, em que os professores supervisores contribuem para a formação dos licenciandos, ao mesmo tempo em que ao orientar os iniciantes a docência estes professores adquirem novas experiências que serão significativas para seu processo formativo contínuo. Diante das conquistas percebidas e das perspectivas vislumbradas, acredita-se que a atuação do PIBID tem sido positiva na comunidade escolar, contribuindo para o processo formativo de todos os envolvidos, desde os bolsistas de iniciação à docência, até os professores supervisores, mesmo estes não percebendo que ao mesmo tempo em que “eles formam, também se formam”.
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