O PROFISSIONAL DOCENTE DO DIREITO: REFLETINDO SOBRE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.4206

Palavras-chave:

Curso de Direito, docência, formação docente, prática pedagógica.

Resumo

O trabalho apresenta reflexão sobre a ação docente do profissional do Direito em sua prática. As escolas de Direito fomentam a participação dos professores profissionais do Direito (advogados, juízes, etc), por acreditar quão importantes são para seus alunos as experiências forenses dos juristas professores. Questiona-se se apenas os saberes da formação acadêmica e os da experiência são capazes de transformar bons profissionais do Direito em bons professores. A pesquisa teve como objetivo central investigar como se configura a ação docente do profissional da área do Direito na atuação no ensino superior. Procurou-se identificar as concepções que os professores juristas têm sobre a docência. Verificaram-se os limites e as possibilidades que apresentam no exercício da docência. O estudo centrou-se na abordagem qualitativa, configurando-se como um estudo de caso. Os procedimentos metodológicos envolveram coleta de dados, por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e análise documental do Projeto Político Pedagógico. A análise dos dados permitiu afirmar que este grupo de professores acredita na necessidade da formação pedagógica para a docência, percebe a importância da formação continuada, da atualização e da socialização em sala de aula.

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Biografia do Autor

Raimunda Abou Gebran, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973), graduação em Pedagogia pela Universidade de Marília (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade do Oeste Paulista e coordenador pedagógico do curso de Pedagogia do Instituto Educacional de Assis (IEDA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em metodologia do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ação docente, construção do conhecimento, ensino fundamental, ensino-aprendizagem e ensino de geografia.

Patrícia Zaccarelli Oliveira, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

É mestre em Educação através da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista - Presidente Prudente. Possui curso de Pós Graduação em Formação para Professores através da UNIP/SP, curso de especialização em Direito Administrativo através da SBDP Sociedade Brasileira de Direito Público/SP e Direito Empresarial através da Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Riopretense. Atualmente cursa Psicologia na Universidade do Oeste Paulista-UNOESTE.

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Publicado

23/09/2018

Como Citar

Gebran, R. A., & Oliveira, P. Z. (2018). O PROFISSIONAL DOCENTE DO DIREITO: REFLETINDO SOBRE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. HOLOS, 3, 314–336. https://doi.org/10.15628/holos.2018.4206

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