O ENSINO DE ESTATÍSTICA POR MEIO DA PESQUISA: UMA EXPERIÊNCIA A LUZ DA MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.3514

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Educação Matemática, Pesquisa de Opinião.

Resumo

O imenso quantitativo de informações veiculadas pelos meios de comunicação, aliado ao crescente uso de ferramentas estatísticas, vem exigindo dos indivíduos o domínio de conhecimentos estatísticos para compreensão e para um posicionamento crítico. Apesar de sua relevância, o ensino de Estatística vem encontrando percalços na educação básica, no que se refere, dentre outros aspectos: a formação do professor, aos materiais didáticos disponíveis e a ênfase nos aspectos quantitativos. Diante desse quadro, o presente artigo apresenta uma experiência educacional voltada para o ensino e aprendizagem de Estatística sob o aporte da Modelagem Matemática. Empreendida em duas turmas do segundo ano do ensino médio de uma escola pública de Limoeiro do Norte-CE, os dados foram coletados utilizando: a observação participante, o diário de campo e o portfólio. Desenvolver uma proposta educativa adotando como fio condutor a pesquisa, além de ter contribuído para colocar os discentes como produtores de conhecimentos, favoreceu para a adoção de uma postura crítica frente a realidade. Nesse sentido, torna-se necessário ampliar o desenvolvimento de ações educativas que apresentem a matemática como uma ferramenta para compreensão e transformação da realidade.


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Biografia do Autor

Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Universidade Federal do Cariri

Professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus Brejo Santo-CE. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua principalmente nas linhas: Métodos e Técnicas de Ensino; Educação Matemática; Formação de Professores e Etnomatemática. 

Ravenia Adail Silva Vieira Lima, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e discente do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

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Publicado

29/08/2017

Como Citar

Gonçalves, P. G. F., & Lima, R. A. S. V. (2017). O ENSINO DE ESTATÍSTICA POR MEIO DA PESQUISA: UMA EXPERIÊNCIA A LUZ DA MODELAGEM MATEMÁTICA. HOLOS, 2, 190–198. https://doi.org/10.15628/holos.2017.3514

Edição

Seção

ARTIGOS

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