O Pibid na Formação dos Licenciandos em Química do IFTM – Campus Uberaba: (Re)Pensando a Docência na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.3489

Palavras-chave:

Formação inicial e continuada, iniciação à docência, Licenciatura em Química, Pibid

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma iniciativa da Capes que visa a valorização, o incentivo à docência a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública. O Pibid IFTM iniciou suas atividades em 2011, com subprojetos na área de Química, Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Computação. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as influências das atividades desenvolvidas no Pibid subprojeto de Química (entre 2011 e 2013) para a formação do futuro professor, entre os estudantes bolsistas do curso de Licenciatura em Química do IFTM, Campus Uberaba. A pesquisa foi realizada com abordagem quanti-qualitativa, incluindo a coleta de dados e a análise de respostas aos questionários disponibilizados on-line pela ferramenta Google Drive. A análise dos dados discursivos foi organizada por categorias diante das similitudes de opiniões. Os resultados da pesquisa evidenciam as transformações que o programa vem causando na vida dos participantes do Pibid, colaborando para a melhoria da formação pessoal, cidadã e acadêmica dos licenciandos em Química. Verificou-se que a maioria dos objetivos do programa foram efetivados, com destaque para a inserção dos licenciandos no cotidiano das escolas conveniadas da Educação Básica. Mas, ressalta-se a importância de um constante processo de revisão e de atualização estratégica, tática e operacional para que os efeitos do programa sejam ainda mais significativos, a médio e longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRAIBANTE, Mara Elisa Fortes; WOLLMANN, Ediane Machado. A Influência do PIBID na Formação dos Acadêmicos de Química Licenciatura da UFSM. Revista Química Nova na Escola. Vol. 34, N° 4, p. 167-172, novembro 2012. Disponível em <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/02-PIBID-90-12.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior - CAPES. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso em: 17 jul. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Escassez de Professores no Ensino Médio: Soluções Estruturais e Emergenciais. Relatório produzido pela Comissão Especial (CNE/CEB). Maio 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/escassez1.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2015.

BRASIL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM. Edital de seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – CAPES / IFTM Edital n.º 04 / 2011 - Seleção de Alunos Bolsistas Para Projeto Pibid. Disponível em: <http://www.iftm.edu.br/proreitorias/pesquisa/pdf/EDITAL_IFTM_bolsistas_pibid_iftm__ajustado_em_03062011[1]%20PUBLICADO.pdf>. Acesso em 20 dez. 2014.

FELÍCIO, Helena Maria dos Santos. O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 42, p. 415-434, maio/ago. 2014.

GARUTTI, Bianca Villamayor. O PIBID E SUA INFLUÊNCIA NOS ACADÊMICOS PARTICIPANTES. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campo Grande/MS. 2010. Disponível em:<http://www.pibid.ufms.br/TCC_Bianca_Garutti.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2013.

GATTI, Bernardete A. ANDRÉ, Marli E. D. A. GIMENES, Nelson A. S. FERRAGUT, Laurizete. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Fundação Carlos Chagas. Vol. 41– São Paulo: FCC/SEP, 2014.

GUIMARÃES, José Almeida. Apresentação. In: GATTI, Bernardete A. ANDRÉ, Marli E. D. A. GIMENES, Nelson A. S. FERRAGUT, Laurizete. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Fundação Carlos Chagas. Vol. 41. São Paulo: FCC/SEP, 2014, p. 4-6.

Downloads

Publicado

23/06/2016

Como Citar

Pereira, A. K., & Lima, G. G. de. (2016). O Pibid na Formação dos Licenciandos em Química do IFTM – Campus Uberaba: (Re)Pensando a Docência na Educação Básica. HOLOS, 3, 150–173. https://doi.org/10.15628/holos.2016.3489

Edição

Seção

ARTIGOS