O Pibid na Formação dos Licenciandos em Química do IFTM – Campus Uberaba: (Re)Pensando a Docência na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2016.3489Palavras-chave:
Formação inicial e continuada, iniciação à docência, Licenciatura em Química, PibidResumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma iniciativa da Capes que visa a valorização, o incentivo à docência a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública. O Pibid IFTM iniciou suas atividades em 2011, com subprojetos na área de Química, Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Computação. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as influências das atividades desenvolvidas no Pibid subprojeto de Química (entre 2011 e 2013) para a formação do futuro professor, entre os estudantes bolsistas do curso de Licenciatura em Química do IFTM, Campus Uberaba. A pesquisa foi realizada com abordagem quanti-qualitativa, incluindo a coleta de dados e a análise de respostas aos questionários disponibilizados on-line pela ferramenta Google Drive. A análise dos dados discursivos foi organizada por categorias diante das similitudes de opiniões. Os resultados da pesquisa evidenciam as transformações que o programa vem causando na vida dos participantes do Pibid, colaborando para a melhoria da formação pessoal, cidadã e acadêmica dos licenciandos em Química. Verificou-se que a maioria dos objetivos do programa foram efetivados, com destaque para a inserção dos licenciandos no cotidiano das escolas conveniadas da Educação Básica. Mas, ressalta-se a importância de um constante processo de revisão e de atualização estratégica, tática e operacional para que os efeitos do programa sejam ainda mais significativos, a médio e longo prazo.
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Referências
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