GESTÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2016.3370Palavras-chave:
gestão social, políticas públicas, inclusão, ensino superior, deficiência visual, núcleo de acessibilidadeResumo
Esta pesquisa foi realizada junto a sete universidades federais brasileiras com a finalidade de conhecer as ações estratégicas de gestão por elas desenvolvidas para atender aos alunos com deficiência, comparando suas ações internas quanto às políticas de educação inclusiva praticadas no processo de criação e consolidação dos respectivos núcleos de acessibilidade. O estudo centrou-se na abordagem qualitativa através de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, utilizando um estudo comparativo dessas instituições federais de ensino superior com a UFMG para verificar as ações efetivadas na gestão das políticas públicas quanto ao apoio didático-pedagógico aos discentes e, em especial, os deficientes visuais. O estudo comprovou que quase todas as instituições pesquisadas estão cumprindo as recomendações legais orientadas pelo MEC e o processo de desenvolvimento das políticas de inclusão se dá nelas de forma diferenciada: enquanto que em cinco delas o processo já está consolidado, numa ainda está em implantação e em outra existem apenas ações fragmentadas. Além disso, os coordenadores têm tido a preocupação de tratar a educação inclusiva de forma mais ampla aliando as políticas de ações afirmativas com a inclusão social de alunos oriundos da escola pública, de indígenas e afrodescendentes assegurando o ingresso no ensino superior.
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