FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRICOLA NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.3226

Palavras-chave:

Educação profissional, Mundo do Trabalho, Técnico Agrícola

Resumo

O Ensino Agropecuário ministrado no Instituto Federal Goiano Câmpus Ceres constituiu-se no cerne de nossa reflexão, tendo por interrogações os desafios e perspectivas de qualificação do técnico agrícola decorrente das políticas públicas de Educação Profissional Técnica e Tecnológica no Brasil (EPTT) - tendo por referencia diretrizes formativas emanadas pelas distintas legislações em três períodos, sejam, anterior ao Decreto 2.208/97, para o presente trabalho denominado Escola Fazenda, na vigência da mencionada legislação e a partir de sua substituição pelo Decreto 5.154/2004. A problemática que orientou as análises relaciona-se às mudanças de diretrizes na EPTT e seus impactos no perfil de formação do técnico agrícola. Objetivamos interpretar e analisar a realidade e as contradições dessa formação recebida e recorremos aos elementos conceituais educação e trabalho sob o prisma do materialismo histórico-dialético como fundamentos teórico-metodológicos. Selecionamos como amostra os egressos no período de dez anos de 1997 a 2007. Constatamos que o curso, para os egressos, foi um facilitador para a empregabilidade em diversos segmentos do mercado e para acesso ao ensino superior.

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Biografia do Autor

Marco Antônio Carvalho, Instituto Federal Goiano

Doutorado em Educação pela PUC Goiás, graduação e mestrado Administração pela UFLA. Atualmente é Professor Titular do Instituto Federal Goiano, Coordenador Institucional do COMFOR/MEC e Coordenador-Geral das Pós-graduações Lato Sensu do IF Goiano, nas áreas de Ensino. Atua no ensino e pesquisa em Educação Profissional, com ênfase nos seguintes temas: Educação Profissional, Ensino Agrícola, Educação e Mundo do Trabalho e Educação Cooperativista. Professor de sociologia dos cursos técnicos integrados ao EM do Câmpus Morrinhos e de Legislação e Políticas Educacionais no curso de Pedagogia do mesmo campus.

Maria Esperança Fernandes Carneiro, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutora em Educação e professora do PPGE e FE da PUC Goiás na área educação e trabalho

Léia Adriana Silva Santiago, Instituto Federal Goiano

Doutora em Educação e professora do IF Goiano Câmpus Morrinhos na área de história

Lúcia Helena Rincón Afonso, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutora em Educação e professor do PPGE e licenciaturas da PPUC Goiás

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Publicado

15/05/2020

Como Citar

Carvalho, M. A., Fernandes Carneiro, M. E., Silva Santiago, L. A., & Rincón Afonso, L. H. (2020). FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRICOLA NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. HOLOS, 3, 1–13. https://doi.org/10.15628/holos.2020.3226

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