PROCESSOS FORMATIVOS DE UM MÍDIA NINJA E AS NOVAS NARRATIVAS DO ATIVISMO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA

Autores

  • Tatiana Santos da Paz Universidade Federal do Ceará
  • Carolina Bentes de Oliveira Sales Universidade Federal do Ceará
  • Neila Rodrigues Santos Universidade Federal do Ceará
  • Eduardo S. Junqueira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.4552

Resumo

As práticas comunicacionais em rede da cibercultura proporcionam um inédito fazer político que conferem novas características ao ativismo, formando um contexto para a emergência do ciberativismo. Este artigo tem como objetivo compreender como se estruturam os processos formativos de um integrante do Mídia NINJA (MN) e suas relações com o ativismo no contexto da cibercultura. O estudo adotou uma abordagem de estudo de caso com perspectiva etnográfica para compreender o olhar de um fotógrafo do MN sobre os referidos processos e relações, evidenciadas por sua experiência nas manifestações de 2013 no Brasil. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a entrevista semi-estruturada e a coleta de dados em redes sociais. O arcabouço teórico do estudo abrange as teorias sobre ciberativismo (CASTELLS, 2013; DI FELICE, 2013; ANTOUN & MALINI, 2013); cibercultura (LEMOS, 2010; LÉVY, 1993 e 2010) e processos formativos (LAROSSA, 2002; MACEDO, 2010; DOMINCÉ, 2006). As experiências relatadas neste trabalho pelo integrante do MN indicaram que seus processos formativos e sua atuação, enquanto fotógrafo e ciberativista, delineiam trajetórias marcadas pelas trocas horizontais e em rede com sujeitos diversos. Estas se estruturam para além dos ambientes formais de ensino e estão relacionadas à sua atuação política como fotógrafo em formação e ativista em rede. São processos relacionados, que sustentam o ativismo atual e nele se retroalimentam.  Indicam, assim, novas formas de aprender e de atuar politicamente na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Tatiana Santos da Paz, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduada em Pedagogia pela UNEB. Atua como Professora Substituta da Universidade Estadual do Ceará e é Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Linguagens e Educação em Rede (LER).

Carolina Bentes de Oliveira Sales, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do ceará (UECE). Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Linguagens e Educação em Rede (LER).

Neila Rodrigues Santos, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do ceará (UECE). Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Linguagens e Educação em Rede (LER).

Eduardo S. Junqueira, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Michigan State University, professor adjunto do Instituto UFC Virtual e professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. É líder do Grupo de pesquisa Linguagens e Educação em Rede (LER/CNPq). Site:http://www2.virtual.ufc.br/ler/

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Publicado

09/09/2016

Como Citar

Paz, T. S. da, Sales, C. B. de O., Santos, N. R., & Junqueira, E. S. (2016). PROCESSOS FORMATIVOS DE UM MÍDIA NINJA E AS NOVAS NARRATIVAS DO ATIVISMO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA. HOLOS, 4, 369–382. https://doi.org/10.15628/holos.2016.4552

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