ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA LITERATURA SOBRE A APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.3216

Palavras-chave:

Aprendizagem móvel, Dispositivos móveis, Ensino Fundamental

Resumo

Neste trabalho são apresentados os resultados obtidos de uma revisão sistemática da literatura sobre aprendizagem móvel no ensino fundamental. Tem como objetivo apresentar evidências empíricas na utilização de dispositivos móveis que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem de professores e alunos do 5º ao 9º ano. Desta forma, buscou-se analisar pesquisas que tratam sobre as estratégias pedagógicas do uso de dispositivos móveis na escola, como também em aulas de campo. As pesquisas relacionadas ao objetivo central deste estudo admitiram o levantamento científico nas seguintes fontes: banco de teses e periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além dos mais conhecidos indexadores de literatura científica de abrangência temática geral: Scientific Electronic Library Online - SciELO e Web of Science   com as listas de referências citadas de artigos considerados mais importantes por especialistas em sua área de atuação. Os resultados mostraram uma carência de pesquisas que abordem a aprendizagem móvel e seus aplicativos no Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Karla Angélica Silva do Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2000). Cursou especialização em Informática Educativa pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2002). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2007). Doutoranda em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará. Participou do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) coordenado pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como tutora de EaD em cursos de graduação pela Universidade Aberta do Brasil. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nas seguintes linhas: tecnologia na educação, software educativo livre, educação a distância, aprendizagem colaborativa e recursos educacionais digitais.

José Aires de Castro Filho, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e doutorado em Mathematics Education - University Of Texas At Austin (1999). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Ceará, sendo Vice-diretor e Coordenador Acadêmico do Instituto UFC Virtual. Coordena o Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) e líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais na Educação, Interação e aprendizagem. É coordenador do projeto de cooperação internacional Objetos de Aprendizagem com saliências culturais e do grupo de formação do Programa Um Computador por Aluno da Universidade Federal do Ceará. Coordena ainda a equipe de desenvolvimento do Ambiente Colaborativo SÓCRATES e o Grupo de Pesquisa de Objetos Educacionais Digitais, assim como o projeto de Cooperação em Informática Educativa. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Informática Educativa e Educação Matemática.

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Publicado

31/12/2017

Como Citar

Nascimento, K. A. S. do, & Castro Filho, J. A. de. (2017). ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA LITERATURA SOBRE A APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL. HOLOS, 8, 191–204. https://doi.org/10.15628/holos.2017.3216

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