JUVENTUDE E ENSINO MÉDIO INTEGRADO: POR UM DIÁLOGO POSSÍVEL ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3186

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Educação Ambiental, Políticas Públicas, Educação Profissional

Resumo

O presente artigo versa sobre a relação entre gestão ambiental, políticas públicas e educação profissional. Partindo do questionamento: Como as políticas públicas interferem no processo de gestão ambiental e em que medida essa relação repercute na educação profissional na atualidade? Objetivamos identificar a repercussão na educação profissional, da interferência das políticas públicas no processo de gestão ambiental. Para tanto, realizamos um breve levantamento bibliográfico acerca dessa temática, conceituando-a e contextualizando-a, além de analisarmos o conteúdo/respostas atribuídas a um questionário aplicado a um Ecólogo, Consultor Ambiental. Como referencial utilizamos autores como: AZEVEDO (2011), BRASIL (2007), CAVALCANTI (1997), GUTIÉRREZ e PRADO (2008), LANNA (1995), LEFF (2010), LOUREIRO (2008), entre outros, bem como algumas legislações regulamentadoras da temática. Ao final da pesquisa, identificamos que as políticas públicas voltadas para área ambiental se configuram como um instrumento de gestão ambiental, enquanto a educação (inclusive profissional), representa outro instrumento estratégico para gestão ambiental. Portanto, concluímos que educação, políticas públicas e gestão ambiental estão intimamente conectados

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Biografia do Autor

Joaracy Lima de Paula, PPGEP - IFRN

Rede Municipal de Educação de Natal e de Parnamirim/RN

Ana Lúcia Sarmento Henrique, IFRN

Campus EAD

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Publicado

03/08/2015

Como Citar

Paula, J. L. de, & Henrique, A. L. S. (2015). JUVENTUDE E ENSINO MÉDIO INTEGRADO: POR UM DIÁLOGO POSSÍVEL ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. HOLOS, 4, 89–106. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3186

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