Reflexões Sobre a Elaboração de Materiais Didáticos Digitais Para Parasitologia e Entomologia Médica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.3159

Palavras-chave:

desenvolvimento de material didático, interdisciplinaridade, ensino de parasitologia e entomologia médica

Resumo

Professores de Parasitologia e Entomologia Médica têm identificado dificuldades nos processos de ensino-aprendizagem e oportunidades de elaboração de novos materiais didáticos. Assim, nos engajamos em esforços interdisciplinares entre Biologia e Informática para desenvolver materiais didáticos em papel e em formato digital, acessados via computador e internet: um atlas virtual para apoiar as aulas práticas; uma chave de identificação virtual para orientar e apoiar os alunos na identificação taxonômica; e um jogo para estimular a curiosidade dos alunos enquanto se divertem. Fundamentados em teoria Semiótica e de Comunicação, discutimos aspectos de algumas mídias utilizadas na elaboração de materiais didáticos que influenciam sua difusão e acesso ao conhecimento. Em particular, analisamos o que pode ser explorado na migração do papel para o mundo digital (computador + internet). Concluímos com reflexões sobre nossa colaboração interdisciplinar, formas de aproveitar o potencial de tecnologias digitais no ensino, e problemas de acesso às tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Santana da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio (Brasil); Professor do Instituto Metrópole Digital e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (Brasil). Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologia e Gestão da Informação e do Conhecimento/CNPq.

Referências

Barbosa, S. D. J., & Silva, B. S. (2010) Interação Humano-Computador. Editora Campus-Elsevier.

Briggs, A., & Burke, P. (2006) Uma História Social da Mídia: de Gutenberg à Internet. 2ª Edição. Zahar.

Coadic, Y. F. L. (2004) A Ciência da Informação. 2º edição. Brinquet de Lemos Livros.

D’Oliveira, R. C. B. (2011). Desenvolvimento e Aplicação do Jogo "Insetos Mais Carrapatos Vetores" Como Instrumento Facilitador do Ensino da Entomologia. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Biológicas. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

D’Oliveira, R. C. B., & Gama, R. A. (2012) Desenvolvimento e Aplicação do Jogo "Insetos Mais Carrapatos Vetores" Como Instrumento Facilitador do Ensino da Entomologia. Anais do IV ENEBIO e II EREBIO da Regional 4.

Davenport, T.H. (2002) Ecologia da Informação. 5ª edição. Futura.

de Souza, C. S. (2005) The Semiotic Engineering of Human-Computer Interaction. The MIT Press.

Eco, U. (1976) A Theory of Semiotics. Indiana University Press.

Escolano, A. C. M., Generozo, D.B., & Dornfeld, C.B. (2011) Jogos: Uma proposta lúdica para a aprendizagem de biologia. Anais do 3º Congresso Internacional de Educação.

Jakobson, R. (1960) Linguistics and poetics. In: Sebeok, T. A. (ed.) Style in language. Cambridge, MA. The MIT Press, 350-377.

Lima, J. C. (2012) Desenvolvimento e Avaliação de Métodos Facilitadores para o Ensino da Parasitologia. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012.

Marques, V. G., Silva, B. S., & Gama, R. A. (2016). Atlas Virtual de Parasitologia e Entomologia. In Anais do Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação, 1-14.

Masetto, M. T. (2003) Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus editorial.

Mattar, J. (2010) Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

McGarry, K. (1999) O Contexto dinâmico da Informação. Brinquet de Lemos Livros.

Melo, A. C. F. L., Trindade, R. A. D., & Alves, D. (2020). Uso de mídias digitais como auxílio no ensino de Parasitologia. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, 5(2), 161-174.

Melo, H. H. A. R. F., Andrade, A. F., Silva, B. S., & Gama, R. A. (2013) Das Cartas para o Tablet: Transição de um Jogo para Auxiliar o Aprendizado de Entomologia Médica. In: Anais do V Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste (V EREBIO NE).

Oliveira-Costa, J. (2013) Insetos Peritos - a entomologia forense no Brasil. Millennium Editora.

Peirce, C. S. (2012) Semiótica. 4. ed. São Paulo: Perspectiva.

Santa Rosa, J. G., & Struchiner, M. (2011) Tecnologia Educacional no Contexto do Ensino de Histologia: pesquisa e desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, 35(2), p. 289-298.

Thomson, M., Mantilla, G., Platzer, B., Willingham, A. L., Sommerfeld, J., & Touré, Y. (2012) Assessment of research needs for public health adaptation to social, environmental and climate change impacts on vector-borne diseases in Africa. UNICEF/UNDP/World Bank/ WHO Special Programme for Research and Training in Tropical Diseases.

Downloads

Publicado

15/06/2021

Como Citar

Silva, B. S. da. (2021). Reflexões Sobre a Elaboração de Materiais Didáticos Digitais Para Parasitologia e Entomologia Médica. HOLOS, 1, 1–23. https://doi.org/10.15628/holos.2021.3159

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.