KING, QUEEN, DAMA DE PAÇO AND ORIXÁS: SENSE AND MEANINGS OF THE CHARACTERS AND SYMBOLS WHO DANCE

Autores

  • Isabel Batista Freire Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rosie Marie Nascimento de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.2552

Palavras-chave:

Popular Dances, Maracatu, Senses, Meanings and Physical Education.

Resumo

Once it discuss about a wide survey entitled "The symbolic language of Popular Dances", it we perform a clipping where we base this study. It is a deeping on the studies on folk dances which reflects mainly on the Maracatu and its manifestations, meanings and senses; thinking essentially in various kinds of art, communication and language that can be understood and interpreted through their dance. Always considering how this whole cultural and symbolic universe can contribute to the knowledge of folk dances and their rootedness in Physical Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Batista Freire, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integro o Grupo de estudos ESTESIA e atualmente sou bolsista do Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica, de um subprojeto de Educação Física da UFRN. Investigo temas que envolvem, principalmente, Corpo, Cultura, Dança, Educação e Educação Física.

 

Rosie Marie Nascimento de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002); Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005; 2008). Atualmente é Professora do Curso de Educação Física do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É autora do livro "Uma educação tecida no corpo" e diretora artística do Grupo Parafolcórico da UFRN. Atua principalmente nos seguintes temas: Corpo, Dança, Educação Física, Educação.

Referências

ALVES, T. A. Heranças de corpos brincantes – Saberes da corporeidade em danças afro-brasileiras. Editora da UFRN. (2006).

ANDRADE, M. Danças dramáticas do Brasil. São Paulo: Itatiaia. (1982).

CASCUDO, L. C. Folclore do Brasil: pesquisas e notas. Natal: Fundação José Augusto. (1980).

_____. Dicionário do folclore brasileiro. Belo Horizonte; Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. (1988).

_____. História dos nossos gestos.’ São Paulo: Global. (2003).

CHEVALIER, J. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Rio de Janeiro: José Olympio. (2006).

ELIADE, M. Mito do eterno retorno: cosmo e história. São Paulo: Mercuryo. (1992).

ESPOSITO, V.H. e BICUDO, M.A.V. (Orgs.). A pesquisa qualitativa em educação: um enfoque fenomenológico. Piracicaba: Editora UNIMEP. (1994).

GIRARD, G. O universo do teatro. Coimbra: Almedina. (1980).

GURGEL, D. Espaço e tempo do folclore potiguar: folclore geral: folclore brasileiro. Natal/RN: Departamento Estadual de Imprensa. (2001).

LARA, M. L. As Danças do Candomblé Corpo, rito e educação. Maringá. (2008).

LARA, M. L. Corpo, sentido Ético-Estético e cultura popular. Maringá: Eduem. (2011).

LIMA, I. M. F. Maracatu-nação: ressignificando velhas histórias. Recife: UFPE. Monografia (graduação em História) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História, Universidade Federal de Pernambuco. (2003).

MEDEIROS, R. M. N. Uma educação tecida no corpo. São Paulo: Annablume. (2010).

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes. (1999)

MUNANGA, K. Negritude. Usos e Sentidos. 2º edição. São Paulo: Ática, 1988.

NÓBREGA, T. P. Dançar para não esquecer quem somos: por uma estética da dança popular. Texto apresentado durante mesa-redonda no II Congresso Latino Americano e III Congresso Brasileiro de Educação Motora. Natal/RN, 2000.

NÓBREGA, T. P; VIANA, Raimundo N. A. Espaço e tempo das danças populares: uma abordagem coreológica in: Revista do Paidéia: Revista Brasileira de ensino de arte e educação física. Natal: UFRN/PAIDEIA/MEC.

NÓBREGA, T. P. Para uma teoria da corporeidade: Um diálogo com Merleau-Ponty e o pensamento complexo. Tese (Doutorado em Educação – UNIMEP), Piracicaba, SP. (1999).

NÓBREGA, T. P. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Editora Livraria da Física. (2010).

PALLOTTINI, R. Dramaturgia: A construção da personagem. 2ºedição. São Paulo: Perspectiva. (2013).

PEIXE, G. Maracatus do Recife. São Paulo, Rio de Janeiro: Irmãos Vitali. (1980).

RICOEUR, P. Interpretação e Ideologias – organização, tradução e apresentação de Hilton Japiassu. Rio de Janeiro, F. Alves, 3º edição. (1988).

SANTOS, I. F. Corpo e Ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. Salvador: EDUFBA. (2002).

ZUMTHOR, P. A letra e a voz: a literatura medieval. São Paulo: Companhia das Letras.(1993).

Downloads

Publicado

21/11/2014

Como Citar

Freire, I. B., & Medeiros, R. M. N. de. (2014). KING, QUEEN, DAMA DE PAÇO AND ORIXÁS: SENSE AND MEANINGS OF THE CHARACTERS AND SYMBOLS WHO DANCE. HOLOS, 5, 32–43. https://doi.org/10.15628/holos.2014.2552

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.