USO DAS IDEIAS INICIAIS DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

Authors

  • Cassiana Barreto Hygino Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Guilherme Rosa
  • Laís Callegario
  • Leandro Costa
  • Vanessa Alves
  • Marília Paixão Linhares

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.2403

Keywords:

ideias prévias, formação inicial, ensino de física

Abstract

Este trabalho faz parte de uma proposta desenvolvida na formação inicial de professores de física com foco na evolução do conhecimento dos discentes sobre a atividade docente. Apresentamos a análise de uma atividade proposta na disciplina Estratégias para o Ensino de Física II, de um curso de Licenciatura em Física. A disciplina adota como caminho metodológico o método de estudos de caso, focalizando questões relevantes da prática docente. Analisamos, no presente artigo, o estudo de caso intitulado: “Ideias prévias no processo de aprendizagem de Física”, o qual teve como objetivo identificar as concepções dos futuros docentes sobre as formas de acessar e considerar as ideias prévias dos alunos. Os dados foram coletados a partir das respostas de cinco licenciandos nos passos inicial e final do estudo de caso. As análises indicaram que ao fim do processo os futuros docentes apresentaram concepções mais próximas de modelos desejáveis.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cassiana Barreto Hygino, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutoranda em Ensino de Ciências, pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Naturais, UENF.

Published

13/01/2016

How to Cite

Hygino, C. B., Rosa, G., Callegario, L., Costa, L., Alves, V., & Linhares, M. P. (2016). USO DAS IDEIAS INICIAIS DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA. HOLOS, 8, 122–135. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2403

Issue

Section

ARTIGOS

Similar Articles

<< < 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.