ENTRE PANELAÇOS E BATUQUES: NOTAS SOBRE AS RESISTÊNCIAS DAS ESTUDANTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2025.19106

Palavras-chave:

Resistência, Sororidade, Violência de gênero, Educação Profissional, Subjetivação

Resumo

Este artigo analisa as resistências desenvolvidas por estudantes vítimas de violência de gênero no Ensino Médio Integrado do IFRN. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou a técnica do diário solicitado e a Análise Textual Discursiva (ATD) para compreender os processos de subjetivação e de resistência de uma aluna ficticiamente chamada Sabela. A partir de episódios de assédio, a estudante engajou-se em ações coletivas, como rodas de conversa, manifestações e protestos silenciosos. A pesquisa evidencia que, mesmo em contextos de violência, é possível construir práticas de resistência passiva e ativa por meio da sororidade e do engajamento político. Os resultados apontam a relevância do acolhimento institucional e do apoio entre pares na luta contra a violência de gênero no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Maria Carolina Xavier da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Educação Profissional pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN). Realizou período sanduíche na Universidade de Buenos Aires, Argentina, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É membro do Observatório da Diversidade.

Avelino Aldo de Lima Neto, IFRN

Doutor em Ciências da Educação pela Université Paul Valéry ‐ Montpellier III e pela UFRN. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq.

Julie Thomas, Université Jean Monnet-Saint Étienne

Doutora em Ciências do Esporte pela Université de Paris-Sud. Professora na Universidade Jean Monnet - Saint Étienne (França), vinculada ao Centre Max Weber (UMR5283). Colaboradora estrangeira do Observatório da Diversidade (IFRN/CNPq).

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Publicado

24/12/2025

Como Citar

Costa, M. C. X. da, de Lima Neto, A. A., & Thomas, J. (2025). ENTRE PANELAÇOS E BATUQUES: NOTAS SOBRE AS RESISTÊNCIAS DAS ESTUDANTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFRN. HOLOS, 4(41). https://doi.org/10.15628/holos.2025.19106

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