PEDAGOGIA SOCIAL E INTERGERACIONALIDADE: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA

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DOI :

https://doi.org/10.15628/holos.2024.17434

Mots-clés :

Área da Educação

Résumé

Os fundamentos e a prática da Pedagogia Social, em diferentes tempos e espaços, nos provocam refletir sobre a sua relação com a intergeracionalidade, tendo em vista a diversidade das faixas etárias dos sujeitos nela envolvidos. Assim é que nos voltamos para seu reconhecimento nessas relações, em suas diferentes fases do ciclo de vida. Partimos da compreensão do termo geração para relacionarmos a intergeracionalidade às modalidades de transmissão e a vivência de saberes, em coexistência pacífica ou conflituosa. Para tanto, ancoramo-nos nas produções de Claudine Attias-Donfut (1988, 1991), Saez Carrerras (2002), Dumazedier (2002), Ferrigno (2010), Freire (1983, 1996), Mannheim (1982), Ramos (2005, 2012, 2013), Silva e Ribas Machado (2013). Reconhecê-la em nosso cotidiano e evidenciar a sua importância para/na formação do/a educador/a social, requer assumir uma postura dialógica, na perspectiva freiriana.

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Biographie de l'auteur

Iran de Maria Leitão Nunes, Universidade Federal do Maranhão

Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, Especialização em Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado em Administração e Supervisão Escolar - American World University of Iowa, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pós-doutorado na Universidade Aberta de Lisboa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Relações de gênero e educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero – GEMGe. Editora da Revista Cadernos de Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão.

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Publiée

01/11/2024

Comment citer

Leitão Nunes, I. de M. (2024). PEDAGOGIA SOCIAL E INTERGERACIONALIDADE: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA. HOLOS, 4(40). https://doi.org/10.15628/holos.2024.17434

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