RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADE SERGIPANA

Autores

  • Gilda Maria Amarante Matos Universidade Federal de Sergipe
  • Marlécio Maknamara Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Elaine Cristine Amarante Matos Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe.
  • Ana Paula Nascimento Prata Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.1724

Palavras-chave:

Ensino de botânica, Aulas práticas, Avaliação de recursos didáticos

Resumo

Os recursos didáticos são considerados elementos importantes no trabalho dos conteúdos de Botânica. Este trabalho objetivou testar e avaliar os diferentes recursos didáticos e atividades práticas elaboradas pelos licenciandos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe que enfatizaram o Ensino de Botânica em suas monografias. Os recursos foram aplicados em uma escola pública aracajuana e avaliados por meio de questionário e ficha própria. O caráter diferente e criativo destas aulas facilitou a assimilação e compreensão dos conceitos propostos e contribuiu para o reforço, ilustração e construção do conhecimento do aluno de maneira mais dinâmica e significativa. Conclui-se que os recursos aplicados e avaliados contribuíram para a aprendizagem significativa, pois o contato com os materiais expostos durante as atividades possibilitou aos alunos perceberem as plantas no cotidiano, sua importância e diversidade.

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Biografia do Autor

Gilda Maria Amarante Matos, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe. Mestranda em Agricultura e Biodiversidade pela Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

01/10/2015

Como Citar

Amarante Matos, G. M., Maknamara, M., Amarante Matos, E. C., & Nascimento Prata, A. P. (2015). RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES DE ESTUDANTES EM UNIVERSIDADE SERGIPANA. HOLOS, 5, 213–230. https://doi.org/10.15628/holos.2015.1724

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