DINAMIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Rubens de Oliveira e Silva
  • Rodrigo Pereira Capistrano
  • Francisco Ednardo Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2010.569

Resumo

Na atualidade, ainda notam-se muitas dificuldades em relação à forma como devem ser ministrados os conteúdos referentes às disciplinas integrantes do currículo escolar da Educação Básica. O ensino de Geografia para alunos do nível fundamental e médio, das instituições públicas e privadas, não se excetua dessas dificuldades. A partir dessa constatação, torna-se imperativa a necessidade de se intensificar pesquisas e estudos na área de ensino de Geografia, com o intuito de desenvolver alternativas que possam clarificar, para o corpo docente, os reais objetivos do ensino da disciplina em questão e os meios para atingir tais objetivos. Assim sendo, propõe-se no presente artigo a apresentação de algumas práticas pedagógicas que podem dinamizar o ensino de Geografia e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso e envolvente, sem perder de vista os objetivos propostos pela disciplina. As técnicas de ensino aqui sugeridas são resultado do levantamento bibliográfico desenvolvido na pesquisa em curso que está sendo realizada junto ao Núcleo de Pesquisas e Estudos Geográficos (NUPEG), financiado pelo Departamento de Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Geografia, Práticas Pedagógicas, Técnicas de Ensino, Dinamização do Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Como Citar

Silva, R. de O. e, Capistrano, R. P., & Gonçalves, F. E. (2011). DINAMIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. HOLOS, 5, 176–183. https://doi.org/10.15628/holos.2010.569

Edição

Seção

ARTIGOS