HORTA ESCOLAR AGROECOLÓGICA: INCENTIVADORA DA APRENDIZAGEM E DE MUDANÇAS DE HÁBITOS ALIMENTARES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Maria Jeane Dantas dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Thiago Anderson Oliveira de Azevedo Universidade Estadual da Paraíba
  • José Lucínio de Oliveira Freire Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Débora Karenine Lacerda Arnaud Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Francisca Lígia Aurélio Mesquita Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1705

Palavras-chave:

Agroecologia, alimentação escolar, educação ambiental, interdisciplinaridade

Resumo

A horta é um laboratório vivo disponível a diferentes atividades didáticas. A sua instalação em ambientes escolares proporciona um conjunto de vantagens à comunidade escolar, como a abordagem de temas relacionados à educação ambiental e educação para a saúde através dos aspectos nutricional e alimentar. Com o objetivo de avaliar a sua ação como instrumento motivador do processo ensino-aprendizagem, de sensibilização socioambiental e de conscientização às mudanças de hábitos alimentares de alunos do Ensino Fundamental II, foi implantada, no ano letivo de 2012, uma horta escolar de base agroecológica na Escola Municipal de Ensino Tertuliano Pereira de Araújo, na zona rural do município de Picuí, PB. As atividades laborais na horta escolar contribuíram à melhoria no processo ensino-aprendizagem em virtude de maior interdisciplinaridade, maior espírito coletivo entre os discentes e recrudescimento de qualidades superiores como a solidariedade. As atividades na horta escolar contribuíram para elevar a conscientização dos alunos sobre os problemas ambientais e permitiu a compreensão do que seja sustentabilidade. Os alunos perceberam a importância do uso das hortaliças como alimento saudável e modificaram o hábito alimentar após conduzirem as atividades na horta escolar e usufruírem das hortaliças na merenda escolar.

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Referências

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Publicado

02/09/2014

Como Citar

Dantas dos Santos, M. J., Oliveira de Azevedo, T. A., de Oliveira Freire, J. L., Lacerda Arnaud, D. K., & Aurélio Mesquita Reis, F. L. (2014). HORTA ESCOLAR AGROECOLÓGICA: INCENTIVADORA DA APRENDIZAGEM E DE MUDANÇAS DE HÁBITOS ALIMENTARES NO ENSINO FUNDAMENTAL. HOLOS, 4, 278–290. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1705

Edição

Seção

ARTIGOS

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