REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA PARA UMA ESCOLA/EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE
Palavras-chave:
Práticas pedagógicas, Educação inclusiva, Docência, Diversidade e educaçãoResumo
Este artigo apresenta reflexões sobre a docência na Educação Básica a partir da relação entre os temas educação, diversidade e escola inclusiva. Assim, discorre sobre o papel do professor e das práticas pedagógicas. As reflexões baseiam-se nos resultados de uma pesquisa sobre percepções de profissionais da educação de escolas públicas do Rio Grande do Norte sobre a relação entre educação e diversidade. A compreensão sobre escola e o papel do professor seguem a perspectiva de Bernard Charlot de que a educação deve voltar-se para humanização e emancipação dos sujeitos para a vida em uma sociedade solidária. Para além da formação inicial e continuada, a preparação docente para promoção de práticas pedagógicas inclusivas e atendimento à diversidade, depende de sensibilidade frente às demandas formativas dos alunos bem como de disposição e disponibilidade docente para efetivamente apropriar-se de conhecimentos científicos e de políticas curriculares tendo em vista mudanças nas práticas profissionais.
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