ENSEÑANZA DE LA FÍSICA CON EL USO DE SIMULADORES VIRTUALES: POTENCIAL DE USO EN EL AULA

Autores/as

Palabras clave:

simulación virtual, enseñanza de la física, herramienta computacional

Resumen

Los simuladores virtuales son software destinados a emular un realidad en la que es posible, sobre todo, el aprendizaje de los usuarios. En este contexto, los simuladores virtuales, si se utilizan como recursos para estimular el interés de los estudiantes y reforzar el aprendizaje de conceptos de las ciencias naturales, y en Física en particular, se convierte en una estrategia interesante. Muchos simuladores se han desarrollado en los últimos años, haciendo herramientas populares, principalmente porque algunas de ellas funcionan en línea y son gratuitos. A pesar de esto, todavía no podemos decir que el uso de este recurso es una realidad en Brasil. Varios los problemas dificultan o incluso impiden su uso. En esto trabajo, observamos el comportamiento de un grupo de profesores de ciencias en el uso de simuladores virtuales. Los datos muestran que aún queda mucho por hacer para popularizar este recurso entre los docentes y, por tanto, en la cultura educativa de la enseñanza de la Física.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Soares Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia da Computação pela Universidade Potiguar (2004) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e coordenador do Curso Técnico Integrado em Mecatrônica do Câmpus Parnamirim. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Artificial, DSPs, Controle, Robótica e Máquinas sem Mancais.

Aline Gomes, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008), mestrado em Geofísica e Geodinâmica (2010), também pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas. Atualmente sou professora efetiva do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Gustavo Fontoura de Souza de Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui Doutorado em Engenharia Elétrica e da Computação pela UFRN, graduação em Engenharia Elétrica e em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, graduação em Física pela Universidade Potiguar e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. É professor da Especialização em Ensino de Ciências e Matemática do IFRN. Tem experiência na área de Análise de dados (Estatística Aplicada) e processamento inteligente da informação, e vem atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Artificial, Mineração de Dados, Processamento de Imagens, Eletrônica, Ensino de Física e Estatística aplicada à Saúde.

Citas

ARAÚJO, E. S. et al. O uso de simuladores virtuais educacionais e as possibilidades do PhET para a

aprendizagem de Física no Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v.

, n. 3, p. 1-25, 2021.

BUDIARTI, Indah Slamet; LUMBU, Albert. THE USE OF PHET SIMULATION ON PHYSICS CHAPTER

WAVE AND VIBRATION IN 3T REGION. Jurnal Penelitian dan Pengabdian Kepada Masyarakat

UNSIQ, v. 8, n. 3, p. 328-337, 2021.

COSTA, Marcia et al. Processo de desenvolvimento de simulações virtuais de experimentos

históricos para o Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, 2021.

DA SILVA, I. P.; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Revisão sistemática de literatura acerca da

experimentação virtual no ensino de Física. Ensino & Pesquisa, 2019.

De Vasconcelos, F. C. G. C. Levantamento e análise das Simulações do PhET para o ensino e

aprendizagem de Química. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de

Lindóia, São Paulo, Brasil, 2015.

MOREIRA, Marco Antonio. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.

, 2021.

MOREIRA, Marco Antonio. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos avançados, v. 32, n.

, p. 73-80, 2018.

RIBEIRO, J. P. M.. Filmes e softwares educacionais no ensino de Física: Uma análise bivariada.

Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e36984998-e36984998, 2020.

SILVA, G. M. L.; MAGALHÃES NETTO, J. F.; SOUZA, R. H. A Abordagem Didática da Simulação

Virtual no Ensino da Química: Um Olhar para os Novos Paradigmas da Educação. In: V

Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Anais... XXII Workshop de Informática na

Escola, 2016.

SILVA, J. B.; SALES, G. L. Um panorama da pesquisa nacional sobre gamificação no ensino de

Física. Tecnia, v. 2, n. 1, p. 105–121, 2017.

SOUSA, F.; TRAVAIN, S.; ASSIS, G.. SimulAção: Plataforma Web de Simuladores Voltados ao

Ensino de Física. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de

Informática na Educação-SBIE). 2019. p. 469.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. Campinas – SP: Autores Associados, 2003.

Publicado

27/02/2023

Cómo citar

Lopes, J. S., Aline Gomes, & de Souza, G. F. de S. (2023). ENSEÑANZA DE LA FÍSICA CON EL USO DE SIMULADORES VIRTUALES: POTENCIAL DE USO EN EL AULA. HOLOS, 1(39). Recuperado a partir de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/14365

Número

Sección

ARTIGOS

Artículos similares

<< < 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.