ENSINO DE FÍSICA COM USO DE SIMULADORES VIRTUAIS: POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA

Autores

Palavras-chave:

Simulação virtual, Ensino de Física, Ferramenta computacional

Resumo

Os simuladores virtuais são softwares com objetivos de emular uma realidade na qual seja possível, sobretudo, a
aprendizagem do usuário. Neste contexto, os simuladores virtuais quando utilizados como recursos
didáticos visando estimular o interesse dos alunos e reforçar a aprendizagem de conceitos das ciências da
natureza, e em particular da Física, torna-se uma estratégia interessante. Muitos simuladores têm sido
desenvolvidos nos últimos anos, tornando-os ferramentas conhecidas, principalmente porque alguns
deles funcionam on-line e são gratuitos. Apesar disso, ainda não podemos dizer que a utilização desse recurso é
uma realidade no Brasil. Diversos problemas dificultam ou até impedem sua utilização. Neste trabalho
observamos o comportamento de um grupo de professores de ciências da natureza acerca da utilização
dos simuladores virtuais. Os dados mostram que ainda há muito o que fazer no sentido de popularizar esse recurso
entre os professores e, por conseguinte, na cultura educacional do ensino de Física.

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Biografia do Autor

José Soares Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia da Computação pela Universidade Potiguar (2004) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e coordenador do Curso Técnico Integrado em Mecatrônica do Câmpus Parnamirim. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Artificial, DSPs, Controle, Robótica e Máquinas sem Mancais.

Aline Gomes, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008), mestrado em Geofísica e Geodinâmica (2010), também pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas. Atualmente sou professora efetiva do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Gustavo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui Doutorado em Engenharia Elétrica e da Computação pela UFRN, graduação em Engenharia Elétrica e em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, graduação em Física pela Universidade Potiguar e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. É professor da Especialização em Ensino de Ciências e Matemática do IFRN. Tem experiência na área de Análise de dados (Estatística Aplicada) e processamento inteligente da informação, e vem atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Artificial, Mineração de Dados, Processamento de Imagens, Eletrônica, Ensino de Física e Estatística aplicada à Saúde.

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Publicado

27/02/2023

Como Citar

Lopes, J. S., Silva, A. G. da S., & de Souza, G. F. de S. (2023). ENSINO DE FÍSICA COM USO DE SIMULADORES VIRTUAIS: POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA. HOLOS, 1(39). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/14365

Edição

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