DOCÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.13194

Palavras-chave:

Educação Infantil, Pedagogia histórico-crítica, Docência, Currículo, Didática.

Resumo

Este texto tem como objetivo expor as implicações e vinculações entre docência, currículo e didática na educação infantil (EI), a partir dos princípios teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica. Parte-se da premissa de que o processo educativo é ato intencional e desenvolvido no interior da prática social e, portanto, que a EI precisa avançar em suas proposições curriculares: das experiências imediatas e cotidianas das crianças ao direito de acesso aos conhecimentos científicos, filosóficos e artísticos produzidos pela humanidade historicamente. A docência tem implicações substantivas para esse feito, dado que são os professores quem dirigem o processo educativo, e a organização didática, à luz da pedagogia histórico-crítica, coloca-se também como possibilidade na primeira etapa da educação básica, apresentando-se como decisiva contribuição à EI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves Soares, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia  e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Cursa Doutorado em Educação pela mesma universidade e atualmente é Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Centro de Educação Infantil Criarte/Ufes e membra do grupo de pesquisa Pedagogia histórico-crítica e educação escolar.

Ana Carolina Galvão, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) / Bauru (2005) e doutorado em Educação Escolar pela Unesp / Araraquara (2011). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES e é líder do grupo de pesquisa Pedagogia histórico-crítica e educação escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia histórico-crítica, formação de professores, psicologia histórico-cultural, educação escolar e educação infantil.

Referências

Colares, M. L. I. S., Soares, L. de V., & Cardozo, M. J. P. B. (2021). A gestão educacional como política: proposições na Escola Pública. Holos, 37(2), 1-20.

DUARTE, N. (2016). Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas, SP: Autores Associados.

GALVÃO, A. C., LAVOURA, T. N., & MARTINS, L. M. (2019). Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados.

LOMBARDI, J. C. (2013). Notas sobre a educação da infância numa perspectiva marxista. In A. C. G. MARSIGLIA (Org.). Infância e Pedagogia Histórico-Crítica (pp.7-16). Campinas, SP: Autores Associados.

MARTINS, L. M. (2013). O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640243

Pasqualini, J. C. (2006). Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a educação escolar de crianças de 0 a 6 anos: desenvolvimento infantil e ensino em Vigotski, Leontiev e Elkonin. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, SP, Brasil.

Pasqualini, J. C., & Martins, L. M. (2020). Currículo por campos de experiência na educação infantil: ainda é possível preservar o ensino desenvolvente? Revista on line de Política e Gestão Educacional, 24(2), 425-447. Recuperado de https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13312/9081 / DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13312

SAVIANI, D. (2011). Antecedentes, origem e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. In A. C. G. MARSIGLIA (Org.), Pedagogia histórico-crítica: 30 anos (pp.197-225). Campinas, SP: Autores Associados.

SAVIANI, D. (2009a). Escola e Democracia. Campinas, SP: Autores Associados.

SAVIANI, D. (2009b). Modo de produção e a pedagogia histórico-crítica. Entrevistadores: Maria de Fátima Rodrigues Pereira e Elza Margarida de Mendonça Peixoto. Recuperado de https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9844/7129 /

SAVIANI, D. (2019). Da inspiração à formulação da pedagogia histórico-crítica: os três momentos da PHC que toda teoria verdadeiramente crítica deve conter. In D. SAVIANI, Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações (pp.227-243). Campinas, SP: Autores Associados.

Downloads

Publicado

07/12/2021

Como Citar

Soares, L. P. R. G., & Galvão, A. C. (2021). DOCÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. HOLOS, 8, 1–12. https://doi.org/10.15628/holos.2021.13194

Edição

Seção

Dossiê - Pedagogia Histórico-crítica: ciência, currículo e didática

Artigos Semelhantes

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.