LIÇÕES APRENDIDAS DA EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2021.11614Palavras-chave:
Lições aprendidas, ensino remoto, Covid 19, ensino superior, professores universitários.Resumo
Este trabalho busca compreender as lições aprendidas decorrentes da experiência vivenciada pelos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no ensino remoto durante a pandemia da Covid 19. A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas em profundidade por meio de roteiro de questões semiestruturadas e a análise foi baseada nos ciclos de codificação de Saldaña (2016). Os resultados identificaram aprendizados relacionados à necessidade de adaptação ao novo contexto; às estratégias de ensino; às lições decorrentes especificamente da nova experiência; à importância de se considerar a situação vivenciada e as novas demandas dos alunos; à preparação dos professores e ao conhecimento das funcionalidades das tecnologias adotadas. A relevância do estudo se fundamenta na sistematização dos aprendizados dos professores quanto ao ensino remoto visando subsidiar a tomada de decisão da gestão universitária bem como nortear e facilitar a preparação dos docentes para outras experiências semelhantes.
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