DIFICULDADES DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UM ESTUDO COM OS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Bruno Campelo Medeiros Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) - UFRN
  • Ruthilene Catarina Lima da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Fabrícia Abrantes Figueiredo da Rocha Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) - UFRN
  • Miler Franco Danjour Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.1011

Palavras-chave:

Orientação, TCC, Curso de Administração, Aspectos Cognitivos

Resumo

O artigo aborda as dificuldades encontradas por professores durante o processo de orientação de trabalhos de conclusão de curso (TCC´s) de alunos do curso de Administração. Foi desenvolvido um estudo de campo, com dados coletados junto a um universo de 30 docentes do curso de uma instituição privada de ensino superior através de um questionário que contemplou além da análise do perfil do docente, três aspectos fundamentais para a realização deste tipo de trabalho, que são: o conhecimento em metodologia (aspecto cognitivo), o planejamento de pesquisa (aspecto operacional) e a forma de orientação (aspecto da relação professor-aluno). Os resultados apontam as principais dificuldades inseridas no processo de orientação, que vão desde características dos docentes bem como à forma e o envolvimento dos discentes durante a construção de trabalho. Os resultados, apesar de limitados por uma pequena amostragem, podem servir de suporte de informação para o processo de planejamento das ações de formação por professores e coordenadores de curso.

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Biografia do Autor

Bruno Campelo Medeiros, Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) - UFRN

Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Ruthilene Catarina Lima da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Fabrícia Abrantes Figueiredo da Rocha, Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) - UFRN

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Miler Franco Danjour, Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) - UFRN

Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

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Publicado

2015-10-01

Como Citar

Medeiros, B. C., Silva, R. C. L. da, Rocha, F. A. F. da, & Danjour, M. F. (2015). DIFICULDADES DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UM ESTUDO COM OS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR. HOLOS, 5, 242–255. https://doi.org/10.15628/holos.2015.1011

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