DIFICULDADES DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UM ESTUDO COM OS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Bruno Campelo Medeiros Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) - UFRN
  • Ruthilene Catarina Lima da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Fabrícia Abrantes Figueiredo da Rocha Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) - UFRN
  • Miler Franco Danjour Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.1011

Palavras-chave:

Orientação, TCC, Curso de Administração, Aspectos Cognitivos

Resumo

O artigo aborda as dificuldades encontradas por professores durante o processo de orientação de trabalhos de conclusão de curso (TCC´s) de alunos do curso de Administração. Foi desenvolvido um estudo de campo, com dados coletados junto a um universo de 30 docentes do curso de uma instituição privada de ensino superior através de um questionário que contemplou além da análise do perfil do docente, três aspectos fundamentais para a realização deste tipo de trabalho, que são: o conhecimento em metodologia (aspecto cognitivo), o planejamento de pesquisa (aspecto operacional) e a forma de orientação (aspecto da relação professor-aluno). Os resultados apontam as principais dificuldades inseridas no processo de orientação, que vão desde características dos docentes bem como à forma e o envolvimento dos discentes durante a construção de trabalho. Os resultados, apesar de limitados por uma pequena amostragem, podem servir de suporte de informação para o processo de planejamento das ações de formação por professores e coordenadores de curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruno Campelo Medeiros, Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) - UFRN

Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Ruthilene Catarina Lima da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Fabrícia Abrantes Figueiredo da Rocha, Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) - UFRN

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Miler Franco Danjour, Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) - UFRN

Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Referências

AGRESTI, A.; FINLAY, B. Métodos estatísticos para as ciências sociais. 4. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

ALEXANDRE, M. J. O. A construção do trabalho científico: um guia para projetos, pesquisas e relatórios científicos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

AMUI, S. Professor: profissão ou sina? Araguari: Minas, 1997

AQUINO, A. C. B. Estratégias de orientação e estudos de campo em contabilidade. Revista Contabilidade Vista & Revista, v. 20, n. 2, p. 135-160, abr./jun. 2009.

BARBOSA, K.; THEÓPHILO, C. R. Análise do processo de elaboração de monografias pelos alunos do curso de Ciências Contábeis de uma Universidade do norte de Minas Gerais. Anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2007.

BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escritas de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC; São Paulo: Cortez, 2006.

CAMILO, M.; RIBAS, K. M. F. Formação docente: professor universitário na atualidade. Revista Eletrônica Lato Sensu, n. 1, p. 1-21. Guarapuava: Unicentro, 2007.

CARBONI, R. M.; NOGUEIRA, V. O. Facilidades e dificuldades na elaboração de trabalhos de conclusão de curso. ConScientia e Saúde, v. 3, p. 65-72. São Paulo: UNINOVE, 2004.

CECILIO, S. Reflexões sobre a dimensão pedagógica do processo de orientação de monografia: a experiência junto ao curso de psicologia. Revista Profissão Docente Online, 2010. Disponível em: http://www.uniube.br/propep/mestrado/revista/vol02/06/art01.htm. Acesso em: 09/02/2010.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.

COSTA, F. J.; SOARES, A. A. C. Uma análise da formação científica em cursos de graduação em Administração: a perspectiva dos alunos. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 47-60, janeiro/março 2008.

CUNHA, L. C.; VOGT, M.; BIAVATTI, V. T. Contribuições do trabalho de conclusão de curso e do estágio curricular para a aprendizagem: percepção dos alunos dos cursos de ciências contábeis. Revista Contabilidade Vista e Revista, v. 26, n. 1, jan./abr. 2015.

DEMO, P. Pesquisa: Princípio científico e educativo. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

DIAS, S. M. R. C.; PATRUS, R.; MAGALHÃES, Y. T. Quem ensina um professor a ser orientador? Proposta de um modelo de orientação de monografias, dissertações e teses. Administração: ensino e pesquisa, v. 12, n. 4, p. 697-721, out./dez. 2011.

FAVA-DE-MORAES, F.;FAVA, M. A iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos. São Paulo Em Perspectiva, v. 14, n.1, Janeiro/Março 2000.

FREIRE P. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Moraes, 1980.

LEITE, F. T. Metodologia científica: métodos e técnicas de pesquisa. 2. ed. São Paulo: Ideias e Letras, 2008.

MEDEIROS, B. C.; SILVA, G. G.; NOVAIS, S. M. Dificuldades técnicas e operacionais na elaboração de trabalhos monográficos em Administração: um enfoque metodológico. Revista Interface, Natal, v. 8, n. 1, 70-85, jan/junho 2011.

QUIXADÁ VIANA, C. M. Q.; VEIGA, I. P. A. Orientação acadêmica: uma relação de solidão ou de solidariedade? Didática, n.04. 2007.

RAMAL, A. C. Internet e Educação. Revista Guia da Internet.br, n. 12., 1997.

REMENYI, D. et. al. Doing research in business and management. London: Sage, 1998.

SILVA, A. C.; SANTOS, R. M. Relação professor aluno: uma reflexão dos problemas educacionais. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade da Amazônia – UNAMA. Belém – Pará, 2002.

SILVA, A. H.; VIEIRA, K. M. Síndrome de burnout em estudantes de pós-graduação: análise da influência da autoestima e relação orientador-orientando. Pretexto, v. 16, n. 1, p. 52-68, jan./mar. 2015.

WOOD JR, T.; CHUEKE, G. V. Ranking de produção científica em administração de empresas no Brasil. Revista de Administração Mackenzie, v. 9, n. 4, p. 13-31, 2008.

Downloads

Publicado

01/10/2015

Como Citar

Medeiros, B. C., Silva, R. C. L. da, Rocha, F. A. F. da, & Danjour, M. F. (2015). DIFICULDADES DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UM ESTUDO COM OS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR. HOLOS, 5, 242–255. https://doi.org/10.15628/holos.2015.1011

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.